1° encontro de formação dos Professores do Programa Escola Saudável

Em Sento-Sé, na última sexta-feira, 29 de abril, no Colégio Municipal Professora Aurélia, ocorreu o 1° encontro de formação dos Professores do Programa Escola Saudável, ministrado pela Coordenadora Regional do Programa, Ladjane Alencar Silva. Uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e a Empresa Engie, executado pelo Instituto Melhores Dias.

Estiveram participando Educadores das comunidades do Junco e Brejo da Brásida, além disso, na semana anterior, os professores do Núcleo 13 de maio – Região da Serra já tiveram o primeiro encontro da qualificação.

O programa tem duração de 1 ano, segue para as demais escolas municipais no complexo eólico. Ademais, haverá uma formação para as merendeiras e agentes de saúde comunitário, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde.

O PROGRAMA:

A meta do programa Escola Saudável é desenvolver uma cultura sustentável de hábitos de vida saudáveis em escolas e comunidades. O principal objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida de crianças e suas famílias.

Os objetivos específicos são:

• . Determinar o estado nutricional e de anemia das crianças participantes do programa;
  • . Melhorar o conhecimento dos professores e equipe das escolas sobre os temas:

Educação sanitária, nutrição, meio ambiente, hábitos de vida saudáveis;

• . Mudar comportamentos das crianças para que adotem hábitos mais saudáveis;
  • . Fortalecer a comunidade escolar para que a escola se torne um modelo de “Escola Saudável”, que prioriza hábitos e comportamentos salutares;
  • . Aumentar o acesso a água potável nas escolas e nas casas, através do método “Filtração Solar da Água” (SODIS);
  • . Promover a sustentabilidade do programa e de suas ações, com a formação continua dos educadores envolvidos e estabelecimento de parcerias locais.

A Coordenadora Pedagógica, Adébora Carvalho fez uma avaliação positiva deste primeiro momento. “Foi muito positivo este primeiro encontro. Pois, o conteúdo é de grande relevância para a aprendizagem das crianças, os professores demonstraram interesse e firmaram compromisso com mais esta ação educativa”, disse Carvalho.

Tâmara Tárcia/ASCOM PMSSE

Fotos: Robenizio Carvalho de Almeida