Ações da Secretária de Saúde marcam Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ações no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nesta quarta-feira (26), nas Unidades Básicas de Saúde do município, com equipes multidisciplinares composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agente comunitário de saúde. Foram feitas palestras para sensibilizar a população da importância dos cuidados com a saúde, prevenção, os hábitos saudáveis e exercício físico que ajudam no combate a hipertensão e consequentemente outras doenças.

A Enfermeira, Hosana Souza Aranha, fez parte da equipe que estava no Distrito Piçarrão, explicou a ação “com iniciativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Unidade da Saúde da Família, estamos orientando e esclarecendo as dúvidas da população. Hipertensão pode tirar a qualidade de vida, pode causar infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral. Além das orientações vamos fazer vacinação Febre Amarela, Influenza H1N1 e entre outras”, disse Souza.

O Enfermeiro da equipe de ação no Distrito Pirí, Manuel Otávio de Almeida Júnior, fez uma avaliação positiva do evento, “esse evento é relevante, nós temos um momento de compartilhar com a comunidade hipertensa e dos que não tem para prevenir. Nós estamos aqui para contribuir cada vez mais, vamos está aqui sempre fazendo nosso trabalho apresentando nossas palestras com o objetivo de informar a essa comunidade”, afirmou Júnior.

Na sede, a intervenção ocorreu por meio de cartazes nos Postos de Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e Hospital Maternidade Dr Heitor Sento-Sé. Já no interior aconteceu no Pirí e Piçarrão, em praça pública, com a presença da comunidade.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Fotos: Valdir Barreto/Secretaria Municipal de Saúde