Ações da Secretária de Saúde marcam Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ações no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nesta quarta-feira (26), nas Unidades Básicas de Saúde do município, com equipes multidisciplinares composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agente comunitário de saúde. Foram feitas palestras para sensibilizar a população da importância dos cuidados com a saúde, prevenção, os hábitos saudáveis e exercício físico que ajudam no combate a hipertensão e consequentemente outras doenças.

A Enfermeira, Hosana Souza Aranha, fez parte da equipe que estava no Distrito Piçarrão, explicou a ação “com iniciativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Unidade da Saúde da Família, estamos orientando e esclarecendo as dúvidas da população. Hipertensão pode tirar a qualidade de vida, pode causar infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral. Além das orientações vamos fazer vacinação Febre Amarela, Influenza H1N1 e entre outras”, disse Souza.

O Enfermeiro da equipe de ação no Distrito Pirí, Manuel Otávio de Almeida Júnior, fez uma avaliação positiva do evento, “esse evento é relevante, nós temos um momento de compartilhar com a comunidade hipertensa e dos que não tem para prevenir. Nós estamos aqui para contribuir cada vez mais, vamos está aqui sempre fazendo nosso trabalho apresentando nossas palestras com o objetivo de informar a essa comunidade”, afirmou Júnior.

Na sede, a intervenção ocorreu por meio de cartazes nos Postos de Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e Hospital Maternidade Dr Heitor Sento-Sé. Já no interior aconteceu no Pirí e Piçarrão, em praça pública, com a presença da comunidade.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”8″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Fotos: Valdir Barreto/Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um comentário