Concurso de quadrilhas Juninas leva multidão à Praça em Sento-Sé

Misture em um mesmo espaço coreografias empolgantes, fantasias luxuosas e vibrantes, bailarinos apaixonados, a animação típica do nordestino e muitas saudades das tradições juninas. O resultado dessa mistura pôde ser conferido na noite desta sexta-feira (24), durante a realização da 7ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas de Sento-Sé, na Praça Central do município. A competição, realizada pela Prefeitura de Sento-Sé, através da Gerência Municipal de Cultura, já se consolidou como uma tradição, e lotou a praça com um público que estava com saúde de acompanhar o evento.

No total, 5 quadrilhas, procedentes da sede e do interior de Sento-Sé, participaram da competição apresentando espetáculos de música e dança, com coreografias autorais,   divididas em duas categorias: Quadrilhas Tradicionais e Quadrilhas Estilizadas. Teve ainda troféus para quesitos como: melhor casal de noivos, melhor casal de rei e rainha, melhor casal de cangaço, marcador, musicalidade, quadrilha mais animada, entre outros.

Na categoria Quadrilhas Tradicionais a campeã foi a Quadrilha Arraiá Dona Matuta, do Colégio Municipal Modelo CPM de Gestão Compartilhada Deputado Jayro Sento-Sé, e a Quadrilha Junina Beira Rio ficou com a segunda colocação. Na categoria Quadrilhas Estilizadas, a Quadrilha Tombador Estrelar do Sertão, que teve como tema ‘Pra quem tem fé a vida não tem fim’ consagrou-se campeã, ficando as Quadrilhas: Junina Jayro e Explosão Junina em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Emoção e sentimento de realização exalavam do diretor da Quadrilha Tombador Estrelar do Sertão, Benito Martins, que foi a campeã na categoria Quadrilhas Estilizadas. “Tem duas edições que participamos do concurso, vivemos muitos desafios em meio a pandemia e percebemos que a única coisa em que poderíamos nos apoiar é a fé, em seus santos, então decidimos homenageá-los e agradecer por estarmos todos com saúde, depois de passarmos por dois anos difíceis. Tivemos um tempo curtíssimo de preparação, mas foi muito lindo e meu coração transborda de gratidão e felicidade por tudo”, declarou emocionado.

A professora Franciene Maria Silva estava na coordenação da Quadrilha Arraiá Dona Matuta, vencedora da categoria Quadrilhas Tradicionais e disse não ter palavras para descrever a emoção. “A sensação é indescritível!! Ver a emoção nos olhos de cada participante e do marcador. O nervosismo era geral enquanto saim os resultados. Me sinto realizada enquanto gestora em poder fazer parte dessa equipe linda e talentosa, o mérito é totalmente deles”, avaliou.

A estudante Daniela Santos, estava atenta a todo o concurso para não perder um único passo de cada uma das apresentações e fez questão de falar sobre a alegria de prestigiar o evento. “É um espetáculo maravilhoso e emocionante que vale muito à pena ver, torcer e o empenho e garra de todos os envolvidos”, declarou a estudante.

De acordo com uma das coordenadoras do evento, Paula Almeida, o concurso de quadrilha faz parte da cultura tradicional de Sento-Sé. “Esse é um momento em que de fato Sento-Sé brilha ao vermos tantos jovens se dedicando para apresentar o melhor da nossa tradição nordestina, tudo com muito amor, dedicação e empenho. O sentimento é de dever cumprido ao vermos esse resultado belíssimo”, assinalou Paula Almeida.

O Gerente Municipal de Cultura, Aedson Nascimento, falou dos desafios em realizar o evento, depois de dois anos da última edição. “Durante os dois últimos anos não pudemos realizar a competição em virtude da pandemia. Então, a expectativa desse ano foi total e teve um sabor especial de retomada e reencontro. Esse ano é marcado pela superação e pela paixão desses grupos, que atuam com muitos esforços para apresentarem os melhores espetáculos”, finalizou Nascimento.

O concurso contou ainda com as apresentações de duas quadrilhas convidadas para abrilhantar ainda mais o evento: Império Nordestino, de Casa Nova e Chamego Bom, de Sobradinho.

Confira os resultados:

Categoria Quadrilha Tradicional