Diretora de Atenção Básica representa Secretaria de Saúde de Sento-Sé no Fórum Rede Cegonha da Região Norte

Nesta terça-feira, 09 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Sento-Sé, por meio da Diretora de Atenção Básica, Renata Santos participou do Fórum Rede Cegonha da Região Norte, no Núcleo Regional, em Juazeiro.
Na ocasião, a pauta discutida foi a Vigilância do óbito materno, infantil e fetal, além da importância da vinculação da gestante ao hospital de referência ao parto.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
No município, todas as unidades básicas de saúde realizam o pré-natal de baixo risco, na policlínica são realizados os atendimentos com Obstetra para encaminhamentos de alto risco; Pediatria; exames de ultrassonografia e os exames laboratoriais são realizados no laboratório municipal.

A Diretora da Atenção Básica, Renata Santos fez uma avaliação da sua participação no Fórum. “As reuniões mensais do fórum são uma oportunidade para discutirmos estratégias para melhoria do atendimento às nossas gestantes. É também um momento de troca de experiências com outros municípios, onde observarmos a realidade dos outros locais, discutimos ideias, lançamos propostas que posteriormente poderão ser discutidas na Comissão Intergestores Regional – CIR e também debatidas diretamente com o gestor para possíveis implementações”, explicou Santos.

Além da representante do município de Sento-Sé, estiveram no encontro Diretores de Atenção Básica, Coordenadores de Vigilância e representantes dos hospitais dos municípios da região norte.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE
Fotos: Fórum Rede Cegonha da Região Norte

Deixe um comentário