Escola Sala Avançada José Lucindo Ribeiro é selecionada para o livro do FNDE/MEC

A Escola Sala Avançada José Lucindo Ribeiro, Núcleo Nossa Senhora Aparecida, do povoado Limoeiro da Batateira, interior do município de Sento-Sé/BA, foi selecionada na 3ª etapa da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional para compor o livro do FNDE, que será lançado em março de 2018. Mais de 800 escolas de todo o Brasil participaram e apenas 30 foram escolhidas para divulgarem suas ações em educação alimentar.

O município de Sento-Sé participou ativamente da jornada com várias escolas participantes e que concluíram a jornada, ganhando o selo de conclusão que será disponibilizado pelo FNDE no dia 20/12.

No início do ano o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE lançou a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas de educação infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A Jornada, composta por seis etapas, foi proposta pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e teve como objetivo despertar nas crianças o interesse pela alimentação saudável apresentando a elas diversas opções de alimentos que em muitas ocasiões estão fora de seus cardápios, além de promover a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.

A etapa na qual a Escola foi selecionada foi a 3ª que tratou da “Prevenção e Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos”. Após a sequência didática, as crianças foram desafiadas a saírem em grupo pelas ruas da comunidade segurando cartazes informativos para fazerem a entrega de panfletos e explicar aos moradores a finalidade da ação e das informações contidas no papel. Toda ação foi dirigida e acompanhada de perto pelos professores.

A Diretora, Girlaide Gama da Silva falou da importância de receber esse prêmio, ”enquanto gestora da escola quero ressaltar que tive uma experiência muito valiosa junto ao corpo docente e discente, pois ampliamos o conhecimento acerca da reeducação alimentar, ao desperdício de alimentos e obesidade infantil. Deixando uma experiência rica para nossa comunidade, onde sentimos honrados pela nossa escola ter sido contemplada dentre tantas outras, para nós é maravilhoso fazer parte desse livro”, afirmou.

A Prefeita, Ana Passos, falou da sua gestão, ”tudo isso se reflete no meu compromisso com a gestão, em promover educação de qualidade e inovando com uma ação tão importante para o desenvolvimento dos alunos. Poder fazer parte de uma publicação nacional é algo inédito em nosso Município”, disse a gestora.

Tâmara Tárcia/ Ascom PMSSE