Educação Especial: Educadores da rede municipal de ensino de Sento-Sé participam de evento sobre Neurodesenvolvimento

Educadores da rede municipal de ensino de Sento-Sé participaram neste sábado e domingo, dias 20 e 21, do evento: Neurociência da Aprendizagem: Imersão nos Transtornos do Neurodesenvolvimento. O evento que aconteceu no Rapport Hotel, em Juazeiro, teve como objetivo promover um amplo diálogo sobre aprendizagem e neurodesenvolvimento.

Cerca de 10 profissionais da rede municipal de educação de Sento-Sé participaram do evento, entre professores e integrantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME). “A gestão Ana Passos investe na capacitação continuada dos seus servidores e ao proporcionar a participação dessa equipe num evento como este, que promove um diálogo rico com especialistas renomados em questões voltadas à Educação Especial, estamos dando mais um importante passo para o desenvolvimento de uma educação com cada vez mais qualidade” avaliou o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro.

Durante os dois dias de imersão os participantes puderam aprender mais sobre temas como: autismo e suas comorbidades, processamento auditivo central e sua relevância o processo de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento versus direitos, os transtornos do neurodesenvolvimento e como o cérebro aprende, entre outros temas, todos abordados por especialistas da área.

Josenilde Evangelista, Coordenadora da Educação Especial no município, participou do evento e destacou como o aprendizado vai ser positivo no desenvolvimento das duas atividades diárias. “Foram dias onde aprendemos muito sobre o currículo, as metodologias de ensino e outros aspectos importantes a serem colocados em prática no trabalho escolar inclusivo. Aprender sobre os sintomas comuns referentes aos transtornos de aprendizagem, deficiência intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, nos ajuda a identificar crianças que apresentam perfis similares a estes transtornos e também saber encaminhar estas crianças para uma avaliação profissional. Com certeza saímos com um conhecimento que nos ajuda a traçar estratégias de ensino, de métodos de avaliação e de inclusão escolar”, afirmou.

O evento – A neuropsicopedagoga e gestora do Espaço Avançar, responsável pela realização do evento, Anne Glória Reis, explica que a Imersão é o primeiro passo para uma nova história no Espaço Avançar, “pois realizaremos eventos formativos voltados para inclusão de pessoas com algum diagnóstico”, pontua Anne, acrescentando que “foram dois dias de imersão no mundo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, dias ricos de aprendizado e repleto de conhecimentos que visam transformar as ações profissionais tanto no ambiente clínico quanto escolar”, assinalou.

 

 


Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMSSE

Deixe um comentário