NASF faz ações com equipes da saúde na sede e no interior de Sento-Sé

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, realizou nas Unidades Básicas de Saúde da sede – Eliomar Cavalcante de Araújo e Bela Vista, no interior no Pirí e Piçarrão, nos dias 24 de abril ao dia 03 de maio, o primeiro encontro de Educação Permanente com o tema “A Importância do Movimento”, com equipes de saúde da família do município. Nas reuniões foram discutidos a divisão dos conceitos de saúde-doença a partir da máxima: “O corpo humano é constituído para ser fisicamente ativo”.

A Fisioterapeuta, Wiara Pollyana e o Educador Físico, Wallace Rodrigues, levaram informações sobre o movimento do corpo humano, como fator contribuinte da prevenção de doenças, bem como da melhora de sintomas existentes. As equipes trouxeram sua realidade territorial e participaram de uma demonstração de atividade laboral. Essas discussões fazem parte das Diretrizes do NASF, do Caderno de Atenção Básica n. 27 do Ministério da Saúde. O próximo encontro com as equipes terá como tema: Saúde Mental.

A Psicóloga, Geisa Castro, falou desses debates. “Nesse encontro, pudemos perceber que quando o sujeito é visto de forma holística ou seja, em sua totalidade, o cuidado em saúde torna-se mais eficaz. Foi uma boa experiência ver a participação das equipes, refletindo sobre a importância do movimento agregado ao fazer cotidiano dos postos de saúde”, afirmou Castro.

A Fonoaudióloga, Aline Menezes, ponderou sobre essa ação do NASF, “o trabalho do NASF junto as equipes de saúde tem trazido efeitos bastante significativos, tanto no sentido de motivação, quanto de informação. A satisfação em trazer conhecimento, aliado ao prazer em fazer a diferença na vida das pessoas, só faz crescer o sentido do trabalho em equipe”, disse Menezes.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”9″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE
Fotos: Equipe NASF

Deixe um comentário