Prefeitura de Sento-Sé encerra as ações em comemoração ao Dia das Mães

A Prefeitura Municipal de Sento-Sé, através da Secretaria de Ação Social, da Secretaria de Saúde, sob o comando do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e equipes de Saúde, realizou diversas ações em comemoração ao Dia das Mães.

A programação contou com apresentação de Orquestra filarmônica Small Bees, na última sexta-feira, 12, na praça central da cidade.

A Secretaria de Ação Social participou apresentando os serviços oferecidos no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, pela Assistência Social e fez palestras sobre o Programa do Governo Federal – Bolsa Família. Houve também apresentações dos meninos do Serviço de Convivência, Fortalecimento e Vínculo, com coreografias e poesias. Participações dos idosos e brincadeiras com as Mães, como concurso de músicas e sorteios de brindes

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o NASF e equipes da saúde, ofereceram os serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, palestras com  médica, odontólogo e assistente social sobre alimentação, nutrição, saúde bucal e tratamento fora do domicílio. E para fortalecer a importância da atividade física o profissional de educação física, deu orientações sobre a importância do movimento e aula de alongamento.

O enfermeiro da equipe de saúde do Pirí, Manoel Almeida, falou da ação no Distrito. “Houve uma presença maciça da comunidade, gostaram muito, ressaltaram a importância de serem lembradas. Segundo uma das Mães, ninguém nunca tinha feito isso por parte da atenção básica através do NASF. Interagimos muito através de dinâmicas e entrega de brindes. As pessoas estão se acostumando a comemorar essas datas por parte da Unidade Básica Saúde”, afirmou Almeida.

Em Piçarrão, a equipe da saúde finalizou as ações em comemoração ao Dia das Mães na última terça-feira, 16. A enfermeira, Hosana de Souza Aranha, falou do objetivo dessas ações. “ A finalidade é integrar a comunidade com a Unidade Básica de Saúde. Aproximar de forma social, desenvolvendo vínculos, quebrando barreiras, conquistando a confiança das mulheres e das mães porque são elas que direcionam suas famílias”, disse Souza.

O Secretário de Saúde, Luiz Rezende, fez uma avaliação desse evento. “As ações realizadas em comemoração à data, além do caráter comemorativo, tem uma importância na saúde das mães do nosso município, foram ofertados diversos serviços o que demonstra a nossa preocupação com o cuidado de todas as nossas mulheres”, disse Rezende.

Fotos: Equipes de Saúde