Prefeitura de Sento-Sé mantém viva as tradições durante a Quaresma

O Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Sento-Sé, incentivou durante a Quaresma outras tradições regionais no município, além da peça Paixão de Cristo, foram realizadas a Queima do Judas e os Kongos.  Os Kongos iniciaram no dia 19 de março, com a levantada da Bandeira (Bandeira esta que é uma linha com a imagem de Nossa Senhora do Rosário) e a festa no Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa, onde é encerrada com dança.

Um dos organizadores do evento, Antônio Marcos, explicou como acontece o ritual de dança e festa na cidade. “Participaram da dança aproximadamente 50 dançantes, dentre esses, crianças, jovens, adultos e idosos.  No sábado de aleluia, pela manhã, após a missa da ressureição na igreja Matriz de São José, a dança aconteceu na pracinha do bairro Tombador. A dança terminou quando todas as casas são visitadas. Essa tradição existe há mais de 100 anos, da época da Sento-Sé velha. Nem o meu avô, que já tem 87 anos, sabe responder exatamente quando começou. Tenho 30 anos e danço desde os 7 anos de idade. Essa tradição faz parte da minha vida, cresci vendo e convivendo com esta manifestação cultural”, finalizou Antônio Marcos.

Outra memória que se mantém viva no município de Sento-Sé é a queima do Judas, que tradicionalmente acontece, à noite, no sábado de Aleluia. Essa representação da morte do Judas Iscariotes que foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os evangelhos canônicos veio a ser o traidor que entregou Jesus aos seus captores por trinta moedas de prata. Vem a ser uma memória na Semana Santa com um enforcamento e depois a queima de Judas.

O Chefe do Departamento de Cultura, Aedson Sousa de Nascimento fez uma avaliação desses primeiros eventos, “fazendo um balanço desses primeiros eventos realizados, posso dizer que nos trouxeram experiência para a realização dos próximos que virão. Finalmente conseguimos trazer de volta a tradição da realização da Peça teatral Paixão de Cristo, a queima do Judas e hoje concluímos a com Festa dos Kongados em devoção à Nossa Senhora do Rosário”, disse Nascimento.

“Foram eventos importantíssimos para aprendizagem cultural e cotidiana. Estamos abrindo as portas para novos eventos culturais que trarão para Sento-Sé mais envolvimento e aproximação de todo o município, explicou a prefeita, Ana Passos.

Fotos: Camilo Galvão/Dioene Oliveira