Nessa sexta-feira (14), a Prefeitura Municipal de Sento-Sé através do Departamento de Cultura promoveu a Peça Teatral Paixão de Cristo. O elenco contou com a participação de 50 atores e 69 figurantes do grupo de teatro São José da Igreja Matriz do município, a apresentação aconteceu na praça central da cidade. Representando o poder público estiveram presentes a Prefeita Ana Passos, o Chefe do Departamento de Cultura, Aedson Sousa Nascimento, Secretária de Ação Socia, Tereza Rodrigues, Secretário de Administração, Juvenilson Passos, Secretária de Finanças, Jilvanete Passos e o Secretário de Transporte, Máquinas e Equipamentos, Sandro Jatobá.

O elenco  reviveu a Paixão de Cristo, os últimos dias de Jesus na terra, com as cenas do batismo no Rio Jordão, dos Palácios de Herodes, Pilatos, Sacerdotes e a Última Ceia. A anunciação dos Profetas, alguns milagres de Jesus, o Sermão da Montanha, as Tentações do Alto da Montanha, a via Crúcis (do latim Via Crucis, “caminho da cruz”) com as chicotadas dos soldados, a Crucificação e terminando com a Ressurreição que foi o momento culminante da Peça.

Morador de Sento-Sé há 33 anos, Rougns Andrei Gonçalves de Lima, agricultor, falou da experiência de assistir essa peça, “muitas vezes precisávamos  ir para fora para ter acesso a cultura. Era difícil ver isso aqui, não temos um evento como esse aqui há muitos anos, estou  muito  feliz com a retomada dessas apresentações”, afirmou Lima.

“Para nós  é muito importante rever esses conceitos que haviam se perdido há muito tempo. É interessante conhecer a religião assim, cativa as pessoas e todo mundo gosta. Esse evento está mostrando mais uma vez que a prefeita é uma mulher de atitude e palavra”, Raquel Barbosa Alves da Silva, 19, estudante.

O chefe do Departamento de Cultura falou desse retorno de apresentações culturais ao povo de Sento-Sé, “Encontrei nosso povo muito distante da realidade cultural por não acontecer nada há mais de 5 anos e mesmo assim a população compareceu em grande quantidade. Mas, com o incentivo do Departamento de Cultura aos poucos eles irão tomando gosto e participando das atividades culturais. Estamos desenvolvendo a cultura que foi esquecida, com muita garra e emoção de poder ver o nosso povo muito feliz e com a autoestima de volta. É só o começo de muitos outros eventos culturais que estarão por acontecer”, disse Aedson Nascimento.

Ana Passos falou da emoção da retomada dessa apresentação no município. “A nossa gestão fica extremamente gratificada em poder apoiar iniciativas culturais tão importantes como esta, que promovem a inclusão de jovens da nossa cidade. E eu como filha dessa terra,  fico muito feliz em poder contribuir com a retorno dessa tradição para nossa Sento-Sé. Hoje assistimos um lindo e emocionante espetáculo, muito bem organizado e apresentado. O nosso trabalho visa o bem-estar e a satisfação das pessoas”, afirmou Passos.

Fotos: Dioene Oliveira/Leonardo Costa

One thought on “Prefeitura retoma tradição e peça teatral Paixão de Cristo é apresentada em praça pública