Professores da Rede Municipal participam de Curso do SEBRAE

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE promoveu curso de Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP para os professores da rede de ensino. O município participou do Edital proposto pelo SEBRAE, essa concepção vai implementar as ações propostas na metodologia com os alunos das escolas piloto das comunidades Aldeia, Pascoal e Limoeiro do Ensino Fundamental I e II.

O objetivo deste curso é disseminar a cultura empreendedora, orientar para agir de forma planejada e consequentemente alcançar resultados. É uma oportunidade de desenvolvimento de características de Comportamento Empreendedor, incentiva o protagonismo juvenil e impulsiona uma atuação mais reflexiva e inovadora frente a sociedade/comunidade.

A ministradora e consultora do curso, Maria Helena Gomes, descreveu o Programa, “o Programa Nacional da Educação Empreendedora, possui programas/cursos para várias modalidades de ensino: educação básica, ensino médio, educação profissionalizante e ensino superior. Toda comunidade, urbana e/ou rural que tiver a oportunidade de acessar um desses programas, como o JEPP para a comunidade de Aldeia, poderá alcançar os objetivos propostos”, afirmou.

A consultora falou da importância dessa capacitação para o município, “é de extrema importância para Sento-Sé, o curso e mais uma etapa. A partir de agora, as escolas contempladas receberão os livros didáticos, para cada aluno matriculado. E os professores vão desenvolver as atividades junto aos alunos. O Sebrae, através de um consultor, continuará no apoio até o final das ações, onde ocorrera a culminância e avaliação”, disse Gomes.

A coordenadora pedagógica, Giselda Carvalho, fez uma avaliação bastante positiva da capacitação, ”foi um curso muito bom, contribuirá para comunidade. Pois trabalha os temas transversais: cultura da cooperação, cultura da inovação, eco sustentabilidade, ética e cidadania. Procura desenvolver características empreendedoras na comunidade escolar como a busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança. Essas características estão mais que nunca sendo necessárias no cenário atual de Sento-Sé, onde o turismo sustentável é uma linda oportunidade. Portanto é significativo para rede educacional de Sento-Sé como um todo, pois a partir dessa formação começando pelas comunidades de Aldeia, Pascoal e Limoeiro, pretende-se disseminar as ideias e discussões na rede”, afirmou Carvalho.

A capacitação também foi ministra pelo consultor do SEBRAE, Erivaldo Chaves, onde falou que a formação foi bastante positiva para Sento-Sé, “ a gestora está de parabéns por incentivar e apoiar propostas para o desenvolvimento da população do município”, disse Chaves.

Fotos: Equipe JEPP