Rede Municipal de ensino apresenta Projeto CircOlando

A Secretaria Municipal de Educação de Sento-Sé, em parceria com o Projeto CircOlando no Seminário Sertão do São Francisco, iniciou na última sexta-feira (21), no distrito do Piçarrão, as oficinas de teatro e práticas circenses com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, professores e grupos de teatro das comunidades. O público alvo dos espetáculos são alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A duração do projeto no município é de 15 dias e tem o apoio da Fundação Nacional de Arte – FUNART do Ministério da Cultura e Governo Federal. O circo ficará no Piçarrão, recebendo os alunos das comunidades de Brejo de Fora e Dentro, São Pedro e Piri. E a partir do dia 02 de maio estará na sede, onde vai receber os estudantes do Riacho dos Paes e Itapera.

A Chefe do Setor Pedagógico, Adébora Carvalho, fez uma avaliação dessa iniciativa. “É extraordinário, pois é uma excelente oportunidade de oferecer aos alunos, à comunidade dessas localidades que têm pouco acesso a bens culturais e espetáculos circenses. Pode ser um veículo que eleva a auto estima, possibilitando o encontro lúdico com o ser criança próprio das atividades circenses”, afirmou Carvalho.

Este projeto é uma iniciativa de artistas de Juazeiro que vieram apresenta-lo à Prefeita. “Achei muito interessante, vi nisso uma oportunidade de propiciar aos alunos da Rede Municipal de Sento-Sé momentos de alegria, de um circo que surge dentro de uma proposta inclusiva de Arte-Educação. Queremos despertar o riso em nossas crianças, pois acreditamos ser ele libertador”, disse Ana Passos.

O projeto está sendo desenvolvido nos dez municípios que agregam o Território de Identidade Sertão do São Francisco, onde além de Sento-Sé, estarão participando também: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho e Uauá.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Fotos: Secretária Municipal de Educação de Sento-Sé