Secretários de Agricultura e Meio Ambiente participam de Encontro Territorial de Regularização Florestal

A Prefeitura Municipal de Sento-Sé, através do Secretário de agricultura, indústria e comércio, Humberto Pinto de Almeida e o Secretário de meio ambiente e turismo, Izamar de Souza Reis, participaram do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), no Encontro Territorial de Regularização Florestal, Sertão do São Francisco e Itaparica. Ministrado pelo Secretário de Meio Ambiente do Estado, Geraldo Reis e apresentado pelo Técnico do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e coordenador do CEFIR, Aldo Carvalho.

O objetivo da reunião é a formação de um banco de dados com informações que servirão para controle, monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado. No município serão mais 1000 agricultores beneficiados com o cadastramento e sem pagar nenhuma taxa pelo serviço, serão contempladas áreas com até quatro módulos, ou seja, 260 hectares.

O Coordenador do CEFIR falou de como seria a parceria estado e município. “Formar parceria entre estado e municípios para emissão do CEFIR que corresponde no Estado da Bahia ao CAR (Cadastro Ambiental Rural), no âmbito federal. O cadastro é uma obrigação criada pelo Código Florestal Brasileiro”, afirmou Aldo Carvalho.

O Secretário de meio ambiente, ressaltou a importância do ocorrido. “Foi um evento importantíssimo, porque o município vai poder ajudar os agricultores a regularizar suas propriedades com o CEFIR exigência hoje do Governo Federal, atrás do novo código florestal. Essa parceria entre estado e município é muito positiva, pois o estado vai disponibilizar empresa capacitada e os agricultores vão ter o documento sem custo algum. Com isso Sento-Sé vai ter um município mais organizado, monitoramento e acompanhamento das reservas de preservação da caatinga. Lembrando que com o CEFIR o agricultor familiar vai poder acessar crédito agrícola ”, afirmou Izamar de Souza Reis.

Foto: Secretaria de Meio Ambiente e Turismo