Secretários de Sento-Sé e equipe técnica do DNPM visitam garimpo da Quixaba

Secretários da Prefeitura Municipal de Sento-Sé se reuniram com equipe do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão do Ministério de Minas e Energia, para debater e avaliar a situação do garimpo recém descoberto próximo da comunidade da Quixaba e a 50 km da sede do município Sento-Sé.

A equipe se reuniu na Câmara de vereadores, com representantes cooperativa dos garimpeiros, secretários e vereadores do município, com objetivo da reunião foi explicar aos presentes a finalidade dessa visita do DNPM no município.

O engenheiro de Minas do DNPM, Marco Freire, relatou o que foi discutido neste encontro. ” Vamos elaborar um diagnóstico preliminar que possa servir de plano de ação para regularizar as atividades do garimpo. O departamento está aqui para ajudar a regularizar o garimpo, mas para isso acontecer precisamos de uma força tarefa, de um trabalho em conjunto do governo municipal, estadual e federal. Sobretudo os garimpeiros precisam ficar devidamente regularizados, equipados e respeitando as normas ambientais, afirmou Freire”.

O mesmo grupo passou um dia na área do garimpo, os técnicos do DNPM fizerem um levantamento de dados da área que está sendo explorada para no fim fazer um relatório que sirva de base para a regularização do garimpo.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”14″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”800″ gallery_height=”533″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”5″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”[Show thumbnails]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]Depois da visita nos dois lados da serra o engenheiro fez uma avaliação dessa visita no garimpo. “É um local de difícil acesso, foi “invadido” por vários garimpeiros de diversas localidades do pais. Nós viemos aqui para fazer uma averiguação dessa situação, provavelmente nós vamos atuar na questão da lavra/extração (área de onde sai o minério) e vamos propor uma comissão mais ampla, a prefeitura, representação dos garimpeiros e outros órgãos do governo para que possamos atuar em diversas frentes, como assistência social, equipes de saúde, segurança do trabalho e engenharia. No que compete ao DNPM vamos avaliar e planejar as ações de fiscalização e de regularização”, afirmou.
“Cada garimpo tem sua particularidade e característica, aqui o que me chamou atenção foi presença de muitos carros, o que denota gente de fora da região, então devido a situação econômica do país você tem muita gente desempregada ao ouvir a questão do garimpo vem tentar uma forma de geração de renda”, finalizou Freire.

Além do engenheiro de minas, o Superintendente, Raimundo Sobreira e o Geólogo, Adiel Veras, fizeram parte da equipe técnica da DNPM.

A comitiva da Prefeitura de Sento-Sé estava composta pelo vice-prefeito, Antônio Crinquirim, pela Secretária de Ação Social, Tereza Rodrigues, Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Izamar Reis, Secretário de Obras e Serviços Públicos, Jackson Coelho, Secretário de Saúde, Luiz Rezende e pelo Engenheiro Civil da prefeitura, Lucas Amorim.

Texto/Fotos: Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE