Dia Nacional da Caatinga é celebrado com realização de palestras educativas em Sento-Sé

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Nacional da Caatinga. Para comemorar a data promovendo um momento de reflexão sobre esse bioma, a Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), realizou palestras educativas em escolas da Rede Municipal de ensino. Na quinta-feira (28) os alunos da Escola Municipal Professora Aurélia receberam a equipe de educação ambiental da Sematur, já nesta sexta-feira foi a vez dos alunos Colégio Municipal Custódio Sento-Sé, se reunirem no salão da Igreja São José, para conhecerem um pouco mais sobre esse importante Bioma.

Durante as palestras, conduzidas pelo Coordenador de Educação Ambiental da Sematur, Geraldo Cabral, e pela Secretária de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, foram apresentados aos participantes informações sobre a diversidade, flora, clima, preservação e as riquezas do município Sento-Sé provenientes do Bioma Caatinga. “A Caatinga é o único bioma 100% brasileiro e um dos mais povoados. São mais de 20 milhões de brasileiros vivendo nos 850 mil km², que representa cerca de 11% do território nacional, abrangendo todos os estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais, e é com base a sua importância que estamos realizando essas palestras para mostrar um pouco do que é a caatinga para os estudantes”, explicou Geraldo Cabral.

Mirla Emanuelly, é aluna do 9º ano C no Colégio Municipal Custódio Sento-Sé, ela disse aprender muitas informações novas que não sabia sobre o Bioma. “A palestra foi muito boa e importante para nós estudantes, despertando curiosidades e gerando dúvidas sobre a nossa caatinga. Não sabia, por exemplo, que Sento-sé tem o título de capital mundial do bioma caatinga, o que dá muito orgulho para nós”, declarou a aluna. Já Reinivaldo Oliveira, o diretor do Colégio, avaliou de forma positiva a ação uma vez que celebrou a importante data com a oferta de aprendizado. “É importante a ação da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo em parceria com o nosso Colégio, pois se vislumbrou na oportunidade da comemoração do dia internacional da caatinga oferecer ao nosso público de estudantes  reconhecer as belezas e riquezas  do bioma caatinga em nossa cidade”. Pontuou.

De acordo com a titular da Sematur, Tereza Rodrigues, a gestão municipal busca contribuir de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. “A Caatinga existe apenas no Brasil e é um patrimônio muito valioso. Trabalhamos para preservá-la, conciliado produção econômica e desenvolvimento com a conservação, uma vez que a gestão da prefeita Ana Passos acredita que conservação, na verdade, resguarda e potencializa o desenvolvimento. Com a realização das palestras buscamos promover e divulgar a Caatinga, estimulando a sua valorização e conservação”, finalizou Tereza Rodrigues.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo e Educação