Em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Sento-Sé entrega novos equipamentos para fortalecer a agricultura familiar no município

O trabalho não para na Prefeitura de Sento-Sé, que através da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca vem desenvolvendo ações para fortalecer a agricultura familiar em todo o município. Nesta quinta-feira (13) foram entregues, no distrito de Piçarrão, zona rural de Sento-Sé, novos equipamentos e suprimentos para associações e cooperativas da agricultura familiar. Foram entregues três motores forrageira, material para a construção de 55 apriscos e 13 galinheiros, fruto da parceria da Prefeitura de Sento-Sé com o Governo do Estado, por meio do Programa Pró-Semiárido da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR).

Participaram da solenidade representando a gestão municipal o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca de Sento-Sé, Sandro Jatobá, o chefe de gabinete, Jackson Coelho e a procuradora geral do município, Ellen Eloi.

Para o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca de Sento-Sé, Sandro Jatobá, os equipamentos e materiais vão fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “Essa é mais uma ação fruto da forte parceria da gestão Ana Passos como Governo do Estado em prol do desenvolvimento agropecuário de Sento-Sé. Juntos estamos buscando e criando condições para que os agricultores familiares do município possam aumentar a sua produtividade”, afirmou o secretário.

A opinião foi compartilhada pelo técnico de Desenvolvimento Produtivo da CAR, Victor Leonam. “Essa é mais uma ação da CAR via Pró-Semiárido, que é fruto da parceria com a gestão municipal por meio da secretaria de agricultura e baseada no diálogo com as famílias aqui da comunidade. Foi realizado todo um trabalho de campo com essas famílias, elaborada a proposta e através da Associação da comunidade de São Pedro foi celebrado o convênio que está possibilitando essa entrega aqui hoje”, explicou Victor Leonam.

Agricultores animados – Quem comemora a chegada dos investimentos são os agricultores e agricultoras familiares. Dona Edilene Pereira da comunidade de Morrinhos, ressaltou a importância da chegada do material e equipamento. “Vai nos beneficiar muito porque não temos condições financeiras de comprar esse material e chegou numa boa hora e vai ser de boa serventia”, disse a agricultora familiar. Já o agricultor da comunidade de São Pelegrino, Euclides Alves da Silva, fez questão de falar sobre a felicidade em receber o material para construção do aprisco. “No tempo da chuva a criação ficava exposta, correndo riscos, com esse material essa situação agora vai ficar no passado”, declarou Euclides.

Investimentos – O material entregue nesta quinta-feira vai beneficiar as comunidades que compõem o Território Nova Esperança (Piçarrão, São Pedro, Brejo da Martinha, São Pelegrino, Morrinhos, Bonifácio, Tapuio e Fazenda Porteira). Ressaltando que o território já recebeu kits veterinários, palmas forrageiras, equipamentos de audiovisual (nootebok, datashow, caixa de som e microfone, telão). A previsão é de que Serão investidos aproximadamente R$ 400 mil no território para o fomento da agricultura familiar.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Fotos: Alex Antunes