Equipe da Saúde vacina animais domésticos na sede

Nesta segunda-feira, (13), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Sento-Sé, imunizou 699 animais domésticos, no segundo Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos acima de 3 meses de idade.

A ação aconteceu na sede, das 8 da manhã às 16 horas, as equipes da saúde estiveram nos bairros: Balbino, Bela Vista, Cícero Borges, Elias Alves, João Leopoldo, Santa Terezinha, Tombador e no Centro.

A Coordenadora da Vigilância Sanitária, Yasmin Guerra, explicou a importância da vacinação. “A raiva em cães é uma zoonose (quando animais vertebrados ou mamíferos transmite a doença para os seres humanos) e embora que nos dias de hoje seja uma doença controlada, ela ainda é uma grande preocupação por ser fatal em aproximadamente 100% dos casos. Sua forma de transmissão é através da saliva de animais que estão contaminados pelo vírus, podendo ser transmitida por mordeduras e arranhões. A campanha de vacinação antirrábica animal é de grande importância para Sento-Sé, pois é a principal atividade no controle desta doença no ciclo urbano e na prevenção de casos humanos”, disse.

“A campanha deste ano está sendo positiva, já vacinamos 3.660 cães e 586 gatos no município”, finalizou Guerra.

Foto: Secretaria Municipal de Saúde