Mutirão oftalmológico: Prefeitura de Sento-Sé e Inarv realizam mais de mil consultas gratuitas

Para ampliar a assistência em saúde à população, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Nacional Resgatando Vidas (Inarv), realizou entre a última quinta-feira e este sábado, dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, na Policlínica Municipal, um Mutirão de Consultas Oftalmológicas, totalmente gratuito.

Mais de Mil pacientes foram atendidos nos três dias de mutirão, onde passaram por consulta, ganharam armações de óculos gratuitamente, e tiveram ainda o benefício de pagar apenas um valor simbólico pelas lentes.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Samuel Santana, a gestão Ana Passos segue trabalhando para que parcerias como essa, continuem trazendo atendimentos importantes, terminando com a demanda reprimida. “O foco da gestão municipal é ofertar a população todos os atendimentos em saúde necessários, quando é uma demanda que não temos disponível no município procuramos realizar mutirões, encaminhar para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e assim garantir o atendimento da população diante das suas necessidades”, destaca o secretário.

Amanda Oliveira foi uma das atendidas no mutirão e aprovou a iniciativa. “São muito importantes essas ações, ajuda muito a quem não tem condições. Gostei muito e já escolhi a minha armação”, disse Amanda. Já dona Maria de Jesus veio de Riacho do Paes para fazer sua consulta oftalmológica e saiu muito satisfeita. “Fui bem atendida por toda equipe da Policlínica como sempre, fiz minha consulta que estava precisando, ganhei a armação e vou pagar um valor bem em conta pela lente”, declarou.

De acordo com a representante do Inarv, Rosa Maria Moura, além dos exames, acesso às armações e lentes por um valor simbólico, os pacientes também são encaminhados para cirurgia em caso de necessidade. “As pessoas chegam aqui são atendidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, fazem a consulta e exames, são encaminhadas para cirurgia caso precise, quando terminam ganham a armação e pagam um valor simbólico pelas lentes. Tudo fruto da parceria da Prefeitura de Sento-Sé com o Instituto Inarv”, pontuou Rosa Maria.

Importante – A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente pois, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio. Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Fotos: DPJ Filmes