Novo conselho de turismo de Sento-Sé é empossado durante Webnário voltado para a educação patrimonial

O Plenário da Câmara de vereadores de Sento-Sé foi palco nesta segunda-feira (16) para a exibição da transmissão do Webinário Educação Patrimonial, momento em que também aconteceu a posse da nova composição do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a eleição da diretoria do Comtur e ainda a apresentação da exposição ‘Letreiros: Registros rupestres de Sento-Sé e Umburanas-BA’. O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sento-Sé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, o ICA-Instituto Cobra Azul de Arqueologia e Patrimônio, a Engie Brasil, e a Associação de Moradores de Brejo da Brásida (AMBB), através do Projeto Teias.  O evento foi desenvolvido em formato virtual através da Plataforma Meet e transmitido ao vivo a Câmara de Vereadores.

De acordo com a titular da Pasta de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, esse é o primeiro movimento da gestão municipal relacionado ao levantamento, diagnóstico e mapeamento do Patrimônio arqueológico e histórico de Sento-Sé. “É o nosso primeiro passo rumo a um trabalho voltado para o desenvolvimento de ações de proteção, conservação e visitação. Pois é necessário conhecer todo o potencial para em seguida nos organizarmos e iniciarmos as ações. E junto a essa ação temos ainda a posse dos novos conselheiros de turismo que vão nos ajudar a colocar Sento-Sé no mapa do Turismo”, destaca Tereza Rodrigues.

A gerente de turismo do município, Mariluze Amaral, explica que essa é a segunda formação eleita do Conselho e alerta para a importância do mesmo no o desenvolvimento de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo. “De acordo com a legislação vigente e o sistema nacional de turismo, onde Sento-Sé é pactuado junto aos Governos Federal e Estadual, é muito importante a renovação do turismo. Hoje temos um Conselho mais amplo, e não podemos esquecer que o Conselho tem uma importância fundamental, ao fiscalizar, deliberar e propor ações pra a melhoria e desenvolvimento sustentável do município”, explica Mariluze Amaral.

A coordenadora pedagógica da Gerência de Cultura do município, Paula Almeida, participou do evento e declara que a importância do estudo arqueológico patrimonial do município foi o que a atraiu para acompanhar o evento. “O trabalho apresentado aponta possibilidades de parceria entre as Secretarias de Turismo e Gerência de Cultura com as empresas e instituições que estão imbuídos no catalogamento do patrimônio arqueológico do município, dando possibilidades de enriquecimento turístico cultural, através de implantações de museus e visitações aos sítios arqueológicos. Apresentando a todos as riquezas de Sento-Sé”. Pontua Paula Almeida.

De acordo com a empresa Engie o evento foi bastante positivo, informativo e proporcionou mais conhecimento da riqueza arqueológica da região para os participantes.

Um total de 20 conselheiros foram empossados, sendo 10 titulares e 10 suplentes. São eles:

Secretaria de Turismo e Meio ambiente
Titular – Mariluze Oliveira Amaral – SECRETÁRIA
Suplente – Vanha Ribeiro de Almeida

Secretaria de Administração e Gerência de Cultura
Titular – Rosinete Carvalho Almeida
Suplente – Francisca Maria dos Santos

Secretaria de Planejamento e Câmara de Vereadores
Titular – Sara Muniz de Souza – TESOUREIRA
Suplente – Sandro Almeida Alves

Titular – Edson Souza Carvalho
Suplente – Maria Alice de Souza – VICE PRESIDENTE