Parceria entre SEMATUR e Tombador Iron controla incêndio em comunidades do interior de Sento-Sé

Na última quarta-feira (28) uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Sento Sé – SEMATUR com a Mineradora Tombador Iron foi a responsável por controlar o incêndio florestal que atingiu as comunidades de Tombador e Retiro de Baixo, localizadas na Zona Rural do município de Sento-Sé.

A titular da pasta de Meio Ambiente, Tereza Rodrigues, conta que por volta das 16h chegaram a secretaria as primeiras informações do incêndio, trazidas por moradores da comunidade, e procurou tomar as providências cabíveis. “De imediato entramos em contato com a equipe social da Mineradora pela localização, por saber que eles têm o maquinário que nos ajudariam e pela parceria que temos com eles. De imediato eles encaminharam um carro pipa com um compressor, uma equipe de homens, juntamente com nossa equipe técnica de meio ambiente, conseguiu controlar o fogo e evitar maiores danos”, explica a secretária.

O coordenador dos programas sociais do projeto Tombador, Alan Francisco de Carvalho, destacou que hoje a empresa vem desenvolvendo diversas ações em parceria com município não só através da SEMATUR, mas de outras secretárias também. “Temos várias ações em desenvolvimento no município em parceria com a Prefeitura graças ao Termo de Cooperação firmado ainda esse ano, que envolvem ações em variadas áreas como: Saúde, Educação, Meio Ambiente, entre outras, e quando o município precisar e nós pudermos ajudar estaremos prontos a atender”, destacou o coordenador.

Ficou constatado que o incêndio foi causado por um agricultor que perdeu o controle de uma queimada de restos de materiais em propriedade particular. Por se tratar de caso sem histórico de reincidência a equipe da SEMATUR orientou ao agricultor que a prática é crime ambiental e os danos ambientais que causa.

Gardennia Garibalde/ASCOM PMSSÉ
Fotos: acervo SEMATUR