Prefeitura articula ações para fortalecer segurança nas escolas municipais de Sento-Sé

Diante dos últimos episódios de violência que vem acontecendo em outras cidades e estados do país, bem como do crescente cenário de propagação de informações de novos ataques e de muita fake News, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Guarda Civil Municipal (GCM) vem estudando, articulando e implementando ações com foco no fortalecimento da segurança nas escolas da rede municipal.

Entre as várias ações já implementadas pela gestão municipal estão a efetivação de parceria junto a Polícia Militar, para a ampliação das rondas escolares e das abordagens preventivas e ostensivas, a criação da Comissão de orientação e prevenção à violência nas escolas na SME e reuniões formativas com as equipes de gestores e coordenadores pedagógicos.

“Estamos buscando o contato e a parceria com todas as forças de segurança existentes no município para juntos desenvolvermos a ações necessárias e seguimos realizando junto a toda a equipe gestora e técnica reuniões formativas para que juntos possamos estabelecer estratégias, possíveis de serem aplicadas, visando o enfrentamento, a intervenção e a prevenção da violência na escola”, explicou o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro.

De acordo com a prefeita Ana Passos, a segurança dos sento-seenses é uma prioridade da gestão municipal. “A partir da integração das Secretarias Municipais estamos buscando desenvolver ações alinhadas, o município tem buscado garantir um ambiente seguro para estudantes, funcionários e toda a comunidade escolar. Temos acompanhado o que vem ocorrendo no Brasil, no ambiente escolar, e sabemos que não estamos em uma bolha. Por isso, além das ações já implementadas para promover segurança no ambiente das escolas municipais, seguimos buscando o desenvolvimento de estratégias de prevenção e preparação para lidar com situações atípicas”, afirmou Ana Passos.

GCM – A Guarda Civil Municipal, através da Ronda Escolar, já vinha desempenhando um trabalho importante de aproximação com as unidades escolares, buscando através da presença constante e diálogo, reforçar a segurança das escolas. Nos últimos dias, devido aos acontecimentos recentes, foi intensificado o patrulhamento nas escolas do município.

Durante as rondas, as equipes visitaram as escolas da sede e do interior, cumprindo o cronograma de visitas que foi elaborado entre a Inspetora Chefe da GCM, Josilene Lins e o secretário de Educação, Jeorge Murilo. Este cronograma vem sendo cumprido à risca, onde, além das rondas, as equipes têm dado palestras sobre o bom comportamento dos alunos em sala de aula, a importância de se atentar a atividades estranhas dentro das unidades e fora dela.

Denúncia – Em caso de qualquer atitude ou comportamento suspeito a Prefeitura de Sento-Sé orienta buscar os seguintes canais de comunicação com os órgãos responsáveis pela Segurança Pública e Secretaria Municipal de Educação:

Disque denúncia

Polícia Militar – 190 ou (74) 99949-2649