Prefeitura de Sento-Sé avança no processo para erradicação de lixões no município

Nesta segunda-feira (31) a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), recebeu representantes da Empresa Acthon, responsável pela consultoria no Projeto de Estruturação de Concessão de Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que está em andamento através do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (Constesf). A visita teve como objetivo conhecer, in loco, a situação dos lixões no município para a realização de um diagnóstico.

Nove lixões, distribuídos entre a sede e o interior de Sento-Sé, foram visitados. “Participamos recentemente da Reunião de Partida do Projeto de Estruturação de Concessão de Serviços de Manejo de RSU, e a visita de hoje representa mais um importante passo em busca da erradicação dos lixões em Sento-Sé”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues.

De acordo com o Engenheiro Ambiental da Acthon, Henrique Ferreira Ribeiro, essa primeira visita foi de diagnóstico para entender a dinâmica atual do fluxo dos resíduos no município. “Após a conclusão do diagnóstico o processo segue para o desenvolvimento das soluções a serem propostas”, afirmou o engenheiro.

Participaram da visitam além da secretária Tereza Rodrigues, a engenheira agrônoma e consultora d Sematur, Elayne Borges; o coordenador de educação ambiental da Sematur, Geraldo Cabral; e o assessor ambiental da Sematur, Luis Magno Almeida; e os engenheiros ambientais da Empresa Acthon, Henrique Ferreira Ribeiro e Matheus Leste Pinheiro.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE