Prefeitura de Sento-Sé intensifica ações para evitar o avanço do Coronavírus no município

A partir desta segunda-feira, 23/03, por meio do Decreto Municipal N°17, as atividades da Prefeitura de Sento-Sé estarão sofrendo alterações para tentar evitar o avanço do Coronavírus (COVID-19).
Na Secretaria de Assistência Social ficarão paralisados o atendimento jurídico, visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, emissão de documentos (RG, Reservista e Carteira de Trabalho), bem como atendimentos presenciais nas unidades do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, salvo os casos de extrema urgência, observando as medidas protetivas de saúde.

Já a Secretaria de Saúde estará com todas as Unidades Básicas de Saúde do município funcionando prioritariamente para pessoas com problemas respiratórios e de urgências. Os atendimentos do tipo pré-natal, a portadores de tuberculose e hanseníase serão mantidos, no entanto, o agendamento deverá ser realizado previamente para evitar aglomerações. O Tratamento Fora de Domicílio – TFD estará funcionando para os tratamentos de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.
Além disso, estão suspensos os atendimentos ambulatoriais no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), nas Unidades Básicas, com exceção em casos de urgência.

Ademais, o serviço ao público nas secretarias municipais também não funcionará, excluindo a Secretaria de Saúde, SAAE, Setor de Tributos e com exceção em situações emergenciais. A população só deve procurar estes locais apenas em casos de extrema necessidade, limitando a entrada em no máximo 05 pessoas, com o horário de atendimento de 09h às 11h.

Também, estão suspensas as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, o cadastramento de famílias, os atendimentos para cumprimento das condicionantes do Programa Bolsa Família. Exceto o monitoramento de pacientes em investigação de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, sinalizados pelas equipes das unidades; além de entrega de medicação para controle de hipertensão, diabetes e campanhas de vacinação, e demais ações para o enfrentamento da pandemia.

Por fim, ficam mantidas as atividades de combate as arboviroses dos Agentes Combate as Endemias – ACE, ademais, ainda podem ser requisitados para ações de enfrentamento da pandemia.

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Rezende, explicou que o Hospital e Maternidade Dr. Heitor Sento-Sé, e o Laboratório só atenderão casos de urgências e emergências que não possam dispensar atenção hospitalar. “Os pacientes que apresentarem sinais/sintomas de febre alta com tosse e dificuldade para respirar deverão ser encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde de seus respectivos territórios. Os profissionais de saúde terão livre circulação com apresentação de documento de trabalho”, afirmou Rezende.

Leia o Decreto na integra: Coronavírus

Foto: Leonardo Costa