Prefeitura de Sento-Sé realiza capacitação para promover melhor atendimento à saúde mental

Com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços ofertados pela Rede de Atenção Psicossocial no município (RAPS), a Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Atenção Psicossocial – Caps, realizou nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11, uma capacitação voltada para a qualificação dá atenção integral à saúde mental. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores do município e contou com a participação dos profissionais de saúde do município que trabalham no CAPS, hospital, laboratório, Policlinica, na rede de imunização e atenção básica.


“A partir dessa capacitação estamos dando o pontapé inicial para que tenhamos em Sento-Sé uma rede de atendimento psicossocial eficiente. A partir de hoje nossa equipe passar a ter noções para identificar as potencialidades e fragilidades da rede, para organizar o processo e assim facilitar o acesso e o cuidado dos usuários e familiares. A gestão municipal prioriza a saúde e sabemos que capacitação é essencial para quem faz o setor”. Afirmou ainda Secretário Municipal de Saúde, Samuel Santana que fez questão de prestigiar o primeiro dia de evento.

Temas como gerenciamento de conflito na equipe de saúde, autoconhecimento, acolhimento, humanização do atendimento, entre outros foram abordados durante a capacitação que foi conduzida pela enfermeira especialista e atuante na área de saúde mental, Mariana Rios. “Com a reforma psiquiátrica e Sento-Sé tendo uma RAPS percebeu-se a necessidade de instrumentalizar os profissionais para que eles entendam o funcionamento de um fluxo para esse paciente que tem um sofrimento psíquico não fique andarilho, vai no Caps, no hospital, na atenção básica e ninguém faz o acolhimento qualificado. Esse foi o nosso objetivo nesses dois dias de capacitação”, ressalta a enfermeira Mariana Rios.

Os profissionais de saúde que participaram da capacitação não só aprovaram como também elogiaram a iniciativa. “A carência de capacitação voltada para o atendimento psiquiátrico é muito grande. A partir do momento de capacitação passamos a ofertar um melhor atendimento”, avalia a técnica de enfermagem, Edilene Rodrigues. Para o enfermeiro João Paulo Barreto, a capacitação foi considerada valiosa. “O conhecimento que adquiri trouxe esclarecimentos sobre o funcionamento da rede de atendimento psicossocial, sobre as leis que regem essa área. E quem vai ganhar com tudo isso é à população, pois profissionais capacitados podem atender melhor à população”, declara o profissional.

Aderbal Neto é profissional de educação física e também participou da capacitação, para ele o aprendizado foi significativo. “A partir dos conteúdos propostos pela palestrante entendi que a forma como se da o acolhimento do paciente será o grande diferencial nos resultados do tratamento. Um ato simples e que faz muita diferença”. Pontua Neto.

A Coordenadora do Caps, setor da Secretaria de Saúde responsável pela organização da capacitação, Thaiane Castro, falou da importância do momento. “Este é um encontro importante para os servidores municipais da saúde, a capacitação é um suporte para melhorar ainda mais o atendimento à saúde mental do nosso Município. Entendemos que o conhecimento é a base para tudo, agora é aproveitar o que foi adquirido, colocar em prática e ofertar um atendimento cada vez melhor à população”. Finaliza Thaiane Castro.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Alex Antunes

Deixe um comentário