187 anos de Emancipação Política do município de Sento-Sé

O município de Sento-Sé, no norte da Bahia, foi criado em 06 de julho de 1832, por meio de um decreto provincial e confirmada a emancipação política em 21 de novembro de 1883, com a presença do Presidente da Província, Joaquim José Pinheiro Vasconcelos.

Situada às margens do Lago de Sobradinho, na região do São Francisco, a cidade é cercada de um lado pelo Velho Chico e do outro lado por belíssimas serras. De clima semiárido, sua vegetação é predominantemente do tipo caatinga.

RIQUEZAS NATURAIS

AMETISTA

No passado o município já foi referência na agricultura e pesca; mas nos últimos anos os ventos são a bola da vez. Os investimentos em energia limpa e renovável se constitui um importante marco. Na Bahia, Sento-Sé é o município que mais têm investimentos provenientes de parques eólicos com aproximadamente 25 usinas, colocando Sento-Sé em primeiro lugar no estado, no que se refere a capacidade de produção de energia eólica e já gerou 9.400 empregos em toda a cadeia produtiva. Ainda há, a possibilidade de mais investimento no setor de produção de energia eólica e a produção de energia solar também está chegando.

Ademais, tem as pedras preciosas como: cristal, ametista, rutilo; minério metálico: cobre, galena e ferro; pedras ornamentais: quartzo e quartzito; mármore de todas as cores e até os mais nobres como mármore branco/preto absoluto. Além de ouro, esmeralda e manganês.

PARQUE NACIONAL DO BOQUEIRÃO DA ONÇA

SOBREVOO NO PARQUE

O Parque Nacional do Boqueirão da Onça e Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça são de proteção ambiental Federais. A maior parte do parque está inserido no município de Sento-Sé, a área ainda conta com território de Campo Formoso, Juazeiro, Sobradinho e Umburanas; todos com refúgios de animais e de vegetação nativa exuberante.

Seus nomes foram titulados, porquê, no Parque tem uma Serra com o nome de Boqueirão da Onça. Por coincidência, a área do parque e da área de proteção ambiental, guarda a maior população de onças-pintadas do bioma Caatinga. O Boqueirão da Onça é uma área de, aproximadamente, 347 mil hectares e a área de proteção de 505 mil hectares; repletas de cavernas, grutas, cânions e pinturas rupestres.

Segundo o morador de Sento-Sé, aposentando, Mário Jorge da Silva, 77 anos, “neste aniversário de emancipação devemos comemorar o hoje do nosso município, vejo Sento-Sé com outros olhos, tenho esperança de melhorias, pois vejo que o município está se desenvolvendo, está crescendo. A Prefeita, Ana está de parabéns, mostrou que mulher sabe fazer mais e melhor que muitos homens. Deixa a mulher trabalhar que essa veio fazer história”, exaltou Mário.

A Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos falou deste momento que município está vivendo, “hoje a gente vê Sento-Sé com outra cara, pois estamos cuidando das pessoas e do nosso lugar. A nossa gestão está trabalhando na reconstruindo do município, as obras por toda parte e os serviços públicos fundamentais são o exemplo disso. Estamos juntos trabalhando para o crescimento e desenvolvimento de nossa Sento-Sé”, ressaltou Ana.

Texto/Fotos: Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Imagem destaque: Leonardo Costa