Desfiles cívicos em comemoração ao Dia da Independência já estão movimentando Sento-Sé

A comunidade de Riacho dos Paes, interior de Sento-Sé, prestigiou nesta terça-feira (05) uma movimentada manifestação de amor à pátria com a realização do desfile cívico das escolas municipais da localidade. A programação das escolas municipais Núcleo Dois de Julho, Sala Avançada Jorge José de Castro e a Creche Cantinho Feliz, movimentou a comunidade que prestigiou a celebração da história e cultura brasileira.

Com o tema: Independência do Brasil: patrimônio natural e cultural brasileiro, a apresentação, alusiva à Independência do Brasil, levaram para as ruas de Riacho dos Paes o patrimônio natural, cultural brasileiro, por meio da representação dos fatos históricos ocorridos no processo de Independência do país, dando destaque a família real e aos heróis da Independência. O público que assistia o momento, observava encantado a desenvoltura dos estudantes, que embalados pela Banda Marcial Dois de Julho, pela Fanfensf (Fanfarra Escola Núcleo São Francisco e Banda Marcial do Colégio Municipal Deputado Dr. Jayro Sento-Sé, coloriram as ruas com a história do país.

Claudia Maely de Castro Paes Ribeiro, coordenadora pedagógica da Escola Núcleo Dois de Julho, destaca que o desfile foi um momento ímpar, marcado pela parceria escola e famílias, todos unidos em um só proposito, “transformar a nossa comunidade e capacitar nossos educandos para serem cidadãos que respeitem a vida, vivam com responsabilidade e dignidade, sejam ativos e participativos na sociedade”, destacou Claudia que aproveitou ainda para agradecer a todos os parceiros “e em especial as famílias de nossos alunos e comunidade em geral, a todos que colaboraram direta e indiretamente para que esse sonho fosse realizado, agradeceu.

Piri – A comunidade de Piri também realizou o seu desfile cívico no último sábado (02), momento em que os alunos das escolas municipais e estadual da localidade, levou às ruas um pouco da história da Independência.

Ensaio – Nesta terça-feira (05) aconteceu ainda na sede do município, no final da tarde, o ensaio geral para o Desfile do dia 7 de Setembro, que vai contar com a participação de 10 escolas municipais, duas estaduais e uma privada; 11 bandas marciais, sendo três das comunidades de Riacho dos Paes, Quixaba e Piri, formadas por alunos, e duas fanfarras, a BAMUSSE e uma de Sobradinho, totalizando cerca de 5 mil alunos.

O desfile – vai iniciar com o Ato Solene em frente à Prefeitura, onde vai acontecer às 07h45 a Revista à tropa da Polícia Militar, às 08h o hasteamento de Bandeiras, seguido do Desfile Cívico Alegórico das Escolas, que sai da Praça do Tombador, percorrendo as ruas centrais até checar a Prefeitura.

Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Fotos: Tony Lopes