Educadores da rede municipal de ensino de Sento-Sé participam da 1ª Formação do Programa Despertar em 2023

Professores e Equipes Gestoras das Escolas Núcleo localizadas nas comunidades de Brejo da Brásida, Junco e Minas de Mimoso, todas localizadas na zona rural de Sento-Sé, participaram nesta terça-feira (14) da 1ª formação do programa “Despertar”. Aproximadamente 40 profissionais compareceram ao Plenário da Câmara de Vereadores da cidade para participar da formação, momento em que conheceram as ações do programa para 2023.

A formação foi conduzida pelo instrutor do programa, Bruno Emanuel, que além de apresentar o tema do programa para o ano: “Liderança e Empreendedorismo nas Escolas do Campo”, abordou ainda orientações sobre o alinhamento de expectativas, formulação de conceitos, liderança empreendedora e sala de aula no campo, estratégia para a formação de líderes empreendedores, e ferramentas e ações para desenvolver a liderança empreendedora no campo.

“A grande importância da formação foi dar o “ponta pé” nas ações do programa Despertar, e iniciar o processo de formação dos professores envolvidos acerca do tema, que irão desenvolver as atividades nas escola do campo. Espera-se que o programa continue sendo executado de forma ativa, e que todas as atividades que estão planejadas para a execução para este ano, como a aplicação do censo agropecuário nas comunidades, criação da cooperativa mirim, e execução da feira empreendedora, sejam realizadas com louvor, e ao mesmo tempo, que as competências e habilidades desenvolvidas estejam alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando o protagonismo infanto-juvenil nas escolas do campo”, explicou Bruno Emanuel.

A coordenadora do programa no município, Gisele Dias, destaca a relevância da realização das formações. “É um momento de grande relevância para  o bom  desenvolvimento das ações do  programa a partir do  aprofundamento do conceito de liderança,  empreendedorismo  e   protagonismo infanto-juvenil,  fortalecimento da   relação da escola com a comunidade  do campo por meio de atividades como a realização de um Censo Agropecuário a ser realizado como diagnóstico das potencialidades locais,  criação de cooperativas mirins e feiras empreendedoras a serem realizadas nas comunidades contempladas com o programa durante este ano letivo de 2023”, avaliou a coordenadora.

O Programa Despertar – faz parte da Promoção Social do Senar-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Trabalha a Educação Socioambiental, fazendo uso dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), com o propósito de contribuir para a formação integral das crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria Municipal de Educação