Educadores da rede municipal de ensino escolhem livro didático para 2022

Na manhã desta terça-feira (24), a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu um momento de apreciação e escolha do livro didático da Educação Infantil a ser utilizado no período de 2022/2026. O evento voltado para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil, aconteceu na Igreja Cristã Evangélica.

A SME reuniu seus profissionais para análise das obras disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que se trata de um conjunto de ações do Governo Federal voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinadas aos alunos e professores das escolas públicas da educação básica do País. Após a apreciação, foi feito um levantamento onde apurou-se o nome das obras eleitas pela maioria para que à rede faça o encaminhamento e posteriormente distribua às escolas. Por consenso, ficou definido a adoção do modelo de material único para toda rede, com primeira e segunda opções.
A coordenadora da educação infantil no município, Lindiana Ribeiro, destaca que esta é a primeira vez que esta modalidade de ensino da educação básica conta com este recurso pedagógico. “É com certeza mais um momento de formação na rede, as discussões aqui realizadas tratam de especifidades desta etapa de ensino e também oportunidade para nossas crianças no que se refere à aprendizagem e desenvolvimento, quando pela primeira vez a educação infantil é contemplada com um recurso a mais: O Livro didático”, destaca a coordenadora.
Jackeline Alves é Coordenadora Pedagógica na Creche Municipal Cantinho Feliz e também da Escola Sala Avançada Jorge José de Castro, no distrito de Riacho dos Paes, para ela esse é um marco na história da Educação Infantil, “pois é a primeira vez que podemos verificar e analisar: modelos, guias digitais e livro impresso, PNLD 2022, obras didáticas e pedagógicas da educação infantil, creche e pré-escola, materiais de divulgação das Editoras que cumpriram o edital. Foi um momento significativo para todos nós que fazemos parte da educação em Sento Sé, pois tivemos a oportunidade de refletir e analisar as obras didáticas com o intuito de fazermos a escolha do PNLD 2022 da Educação Infantil”. Pontuou Jackeline Alves.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Leonardo Rodrigues