Estudantes do Colégio Municipal Jayro Sento-Sé dialogam com candidatos ao Conselheiro Tutelar

Na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, na Igreja Cristã Evangélica, a Secretaria Municipal de Educação realizou um debate proposto pelos estudantes do Colégio Municipal Jayro Sento-Sé, com os candidatos a eleição para Conselheiros Tutelares do município.
O objetivo da atividade ocorreu para possibilitar aos estudantes dos 8° e 9° anos, a compreensão sobre as particularidades da língua escrita e falada, tendo como subsídios a análise em diferentes situações da comunicação.

A Estudante do 8º ano, Ana Beatriz Nascimento de Sousa, ponderou ”acho que é muito importante saber qual a função do Conselho Tutelar, de como essas pessoas podem ajudar as crianças que são abusadas dentro de casa por familiares e não tem coragem de falar por ser alguém tão próximo”, disse Ana.

A atividade envolveu a dinâmica de um Currículo Escolar vivo, contextualizado, integrado aos diferentes saberes, considerando o aluno protagonista dessa tríade: ação – reflexão – ação da práxis.

Segundo a Professora, Maria Alice, “ao se dialogar sobre os fenômenos sociais que estão presentes na sociedade e trazê-los para falar com os educandos, torna o ensino e aprendizagem mais significativo para o aluno/a, exemplificando, estamos trabalhando sobre Artigo de Opinião e Entrevista”.
“Um dos assuntos mais comentados na cidade, entre alguns, destaca-se a Eleição para Conselheiros (as) tutelares. E trouxemos para os alunos analisarem na prática todo o processo”, finalizou Alice.

O Secretário Municipal de Educação, Izamar Reis fez uma avaliação positiva da ação. “Pude perceber o quanto a educação está avançando e sendo levada a sério, o trabalho da equipe do Colégio Dep. Jayro Sento-Sé, reflete em toda a rede de educação, mostra a sociedade que a educação é o caminho para a transformação de uma sociedade justa e igualitária”, disse Reis.

Participaram da discussão o Representante da Prefeita, Ana Passos – Clériston Ferreira; a Diretora da Escola, Adriana Sá; as Coordenadoras Pedagógicas, Maria Aparecida, Edilene Emidia; a Professora, Josete Pereira; os 15 candidatos a Conselheiros; o Sargento, Jailson de Souza Santos e os 140 alunos.