Nesta sexta-feira, 29 de março, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, promoveu o III Encontro Regional da Zona Turística VSF Região Norte da Bahia e I Fórum Municipal de Sento-Sé, na Câmara de Vereadores.

O objetivo do evento foi trazer o debate sobre a perspectiva de desenvolvimento do potencial econômico e turístico de Sento-Sé.

Na ocasião, ocorreram palestras como:  “Importância da Instâncias no processo de desenvolvimento do turismo municipal”, ministrada pelo representante da Câmara de Turismo VSF, Luciano Correia. O Presidente Conselho de Turismo do Vale do São Francisco, Jomar Benvindo, explanou sobre o “Programa Regional de Turismo Legal – Perspectiva de Desenvolvimento”; e a “Política Estadual de Turismo emanada pelo Ministério do Turismo/ Novo Mapa Turístico do Brasil 2020”.

A Estudante do 9º ano, Colégio Municipal Custódio Sento-Sé, Cecília Lavined Lopes da Silva Ribeiro, 14 anos, assistiu as palestras com muita atenção e ponderou, “conhecimento é sempre bom, várias pessoas de outras cidades, outros países vem para Sento-Sé e nós não sabemos como nos comunicar. E no evento de hoje aprendi que o município vem se preparando para receber estas pessoas, organizando um setor para as pessoas procurarem e saber com quem falar”, afirmou Cecília Lavined.

O Presidente Conselho de Turismo do Vale do São Francisco, Jomar Benvindo, ressaltou a importância deste evento. “Vejo está iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de trazer para a sede do município a discussão sobre o meio ambiente e turismo uma ação de grande relevância para toda região Norte da Bahia. A Gestão da Prefeitura Municipal de Sento-Sé está de parabéns por tomar esta iniciativa possível. Agora é seguir com as propostas que foram geradas para o Governo do Estado”, disse o Presidente do Conselho.

Além de apresentações de temáticas como: “Patrimônio Histórico e Cultural – conceitos e reflexões”; “Trabalhos Arqueológicos realizados em Sento-Sé” e “Circuitos Arqueológicos – aproveitamento do potencial turístico de Sento-Sé”.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Sandro Jatobá avaliou positivamente o evento, “muito proveitoso as preposições apresentadas pela equipe técnica e também pelo público presente. Foi perceptível o desejo das pessoas que o sucesso e a realizações dos trabalhos de elaborações dos projetos voltados ao Turismo Municipal sejam o mais breve possível. Para propiciar a sustentabilidade socioeconômica gerando riquezas dentro do município. Acreditamos que logramos com êxito, no que propomos para o fórum, saímos com as propostas tanto regionais quanto municipais. Agora vamos para as próximas etapas”, mediu.

“Agradeço a toda minha equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo pelo empenho e compromisso, em especial a Mariluze Amaral, a pessoa fundamental para esse evento. Sou grato a Prefeita, Ana Passos por mais essa oportunidade de está trazendo o desenvolvimento turístico para nossa Sento-Sé”, finalizou Jatobá.

O episódio contou com participação de Secretários Municipais, profissionais dos setores públicos e privado relacionados com turismo, associações, sindicatos e da população sentoseense.