Março Lilás intensifica oferta de exames para diagnóstico e prevenção do câncer do colo do útero em Sento-Sé

O mês de março é dedicado à prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo inteiro. Conhecida como Março Lilás, a campanha visa alertar as mulheres para este tipo de câncer e diminuir os índices de mortalidade pela doença.

Com o intuito de alertar a população feminina e prevenir casos da doença no município, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou essa semana uma série de ações alusivas a data em unidades de saúde do município.

Para iniciar as ações de cuidado e prevenção, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Quixaba realizou nesta quarta-feira (09) sala de espera sobre Prevenção do Câncer de colo de útero, conduzida pela Psicóloga do NASF, Luanna Paixão, um café da manhã para o acolhimento das pacientes e a realização de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e as Hepatites B e C, além da realização do exame preventivo destinado a cerca de 40 mulheres da localidade.

A enfermeira da unidade de Quixaba, Andiara Teixeira, avalia que a ação é positiva e está conseguindo atender uma quantidade boa de mulheres com a idade preconizada pelo ministério da saúde. “No decorrer de todo o mês realizaremos sala de espera com temas voltados para a saúde e prevenção da mulher, como: o uso de contraceptivo, higiene, amamentação, dentre outras” destaca a enfermeira.

Nesta quinta-feira (10) foi a vez da UBS Cícero Borges realizar as ações alusivas à campanha. As pacientes que foram a unidade também participaram de Sala de espera sobre a conscientização e prevenção de Câncer de Colo de Útero e fizeram exames preventivos. “Gostei do atendimento, toda a equipe foi muito atenciosa, fiz um preventivo tranquilo, então na minha opinião a gestão está de parabéns por realizar ações como essa”, disse a trabalhadora autônoma, Darlene de jesus santos.

“Se torna muito importante discutir essa temática tendo em vista que a incidência desse tipo de câncer em todo o mundo é alta e infelizmente muitas mulheres não costumam realizar o exame preventivo. Nosso objetivo com essas ações é oportunizar a disseminação desse conhecimento por meio de palestras, sala de espera e mutirões de exames preventivos em várias as unidades básicas de saúde”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Samuel Santana.

Confira o cronograma e procure a UBS para fazer seu exame preventivo:

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Leonardo Rodrigues