Prefeita Ana participa de reunião com representantes do comércio para dialogar sobre novas medidas por causa do Coronavírus

Na noite desta segunda-feira (22/06), a Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos participou de uma reunião com representantes do comércio e empresários, para dialogar sobre as novas medidas restritivas tomadas por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19), e a respeito da reabertura do comércio.
Assim, com o surgimento de casos confirmados da doença no município, a Prefeitura publicou Decreto que permitia somente a abertura dos ramos considerados essenciais. Em razão da redução do número de casos, a gestão decidiu pela reabertura de todo o comércio, mas limitando o horário, das 08h às 14h.

No início do encontro, o Secretário Municipal de Administração, Juvenilson Passos falou sobre a necessidade de entendimento entre os entes públicos e privados, sobre a real situação pela qual todos estão passando. Ressaltou que “nenhuma medida tomada teve como objetivo prejudicar este ou aquele comerciante, mas resguardar a todos de um mal maior. E concluiu, “enquanto os cientistas não descobrirem uma vacina para o vírus, todos teremos que nos adaptar aos novos tempos”, esclareceu Juvenilson Passos.

Em seguida, Secretário Municipal de Saúde, Luiz Rezende apresentou um panorama da Covid-19 em Sento-Sé. Mostrou números e salientou que “o que mais precisamos agora é manter o achatamento da curva de contágio. Já são mais de 400 testagens descartadas, com 22 casos confirmados, e destes, 12 já curados clinicamente”, explicou Rezende.

O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, José Elias, disse que “esta iniciativa de chamar os comerciantes para debater é louvável. Todos estão no prejuízo, do grande ao pequeno, a reabertura é fundamental, mas deve ser feita com responsabilidade e cuidado com a saúde da população”, afirmou Elias.

Além disso, a plateia contou com a participação de mais de 20 empresários, representando os mais variados ramos comerciais, e fazendo diversos questionamentos. Todos compreenderam que o momento é difícil, se comprometeram a redobrarem os cuidados de higiene dos funcionários e clientes.

Concluindo, a Prefeita, Ana Passos, se mostrou otimista em relação ao quadro epidemiológico atual. Deixou claro que as ações da gestão sempre foram pautadas no cuidado com as pessoas residentes ou que precisaram retornar para junto dos familiares. “Seria desumano impedir que estas pessoas votassem para casa. O que precisava ser feito, foi feito e está sendo feito. Colocamos barreiras, realizamos o monitoramento das pessoas e quando foi necessário passamos a fazer os testes, que detectaram os primeiros casos, quase três meses depois que outros municípios”.
Continuou a gestora, “reformamos uma ala completa do hospital para receber os pacientes, adquirimos sete respiradores, higienizamos as ruas, estamos confeccionando e distribuindo máscaras para a população, dentre outras ações importantes”.
“Ninguém faz nada sozinho. Estamos numa parceria. Eu, enquanto gestora, faço a minha parte e cada um, seja cidadão, empresário, religioso, faça a sua. Assim, com união e com a ajuda de Deus, vamos vencer juntos esta batalha contra o vírus”, finalizou a Prefeita.

Monitoramento da temperatura e higienização das mãos dos participantes da reunião

ASCOM/PMSSE
Fotos: Leonardo Rodrigues