Prefeitura de Sento-Sé convoca população para aderir às campanhas contra poliomielite e de multivacinação e anuncia cronograma de vacinação para a próxima semana

A Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, está convocando a população para participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, iniciada no município no dia 15 de agosto. A ação, que irá reforçar a imunização até o dia 09 de setembro, tem o intuito de mobilizar os pais ou responsáveis para atualizar o esquema vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos.

Na sede a vacinação segue acontecendo de segunda a sexta-feira no Centro de Vacinação (anexo ao prédio da Secretária de Saúde), nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Bela Vista e Dr. Eliomar, das 8h às 12h e das 14h às 17h e na Praça Central, das 08h às 14h. Já no interior essa semana as equipes vão estar vacinando nas comunidades de Brejo de Fora, Piri, Brejo de Dentro, Riacho dos Paes, Aldeia, Pascoal e Limoeiro, conforme cronograma no final da matéria.

“Nosso principal objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite para evitar que a paralisia infantil retorne ao Brasil, como aconteceu com o sarampo. Por isso, estamos chamando todos os pais para levarem seus filhos às salas de vacina do município, pois nossos profissionais estão aptos a recebê-los da melhor forma possível”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Samuel Santana.

A dona de casa Mônica Sobral levou o filho de 3 anos de idade para ser vacinado contra a poliomielite no Centro de Vacinação. “Uma amiga me avisou que estava acontecendo as campanhas e eu vim trazer meu filho para vacinar, como o cartão de vacina dele está em dia, ele só precisou tomar a vacina contra Pólio. Temos que buscar a vacinação o quanto antes porque a falta dela pode trazer problemas”, contou Mônica.

A Coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Sento-Sé, Santana Afonso dos Reis, explica que a vacina contra a poliomielite, administrada em três doses, é voltada para o público infantil menor de 5 anos de idade. “A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é o alcance de 95% desse público-alvo, porque isso irá garantir a proteção de nossas crianças, mas é claro que estamos trabalhando para superar essa meta e vacinar 100%. A vacinação é um direito das crianças e cabe aos responsáveis buscar nossas unidades de saúde para garantir que ele seja cumprido”, destacou.

Vacina Covid-19 – A Secretária da Saúde, também segue vacinando contra Covid 19, pessoas a partir de 3 anos de idade, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses.  3ª dose, pra quem já tem 4 meses de intervalo da 2ª dose e 4ª dose, pra quem estiver com 4 meses de intervalo da 3ª dose.

Crianças e adolescentes até 15 anos devem estar acompanhados pelo responsável. É preciso levar cartão de vacinação, do SUS, CPF e RG. Usar máscara e manter o distanciamento.

Confira o Cronograma de vacinação desta semana no interior:

Dia 22/08 (segunda-feira) – Brejo de Fora
Dia 23/08 (terça-feira) – Piri