Prefeitura de Sento-Sé inicia campanha de vacinação contra gripe

A partir desta segunda-feira, dia 25 de março, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a Campanha de Vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe. O objetivo é minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza com a chegada do outono e a aproximação do inverno, quando as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratório-viral.

O período de imunização será até o dia 31 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional no dia 13 de abril, em conformidade com o Ministério da Saúde.

A vacinação em Sento-Sé acontece em todas as unidades da rede municipal de saúde, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h, e ainda no Ponto de Vacinação da Praça Central, das 8h às 13h. A meta é vacinar 90% da população considerada prioritária.

Nesta etapa  podem ser vacinados, todos os grupos prioritários para Campanha: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde (serviços públicos e privados), gestantes, puérperas (45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades, com deficiência permanente (a partir de 12 anos), caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário passageiros.

Importância da vacinação – Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem elevada transmissibilidade.  A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos principalmente nos grupos de alto risco.  Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber a dose.

A Influenza – é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo causar pandemia.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Maria Rocha, Dr Eliomar Cavalcante, Bela Vista, das 8h às 12h  e das 14h às 17h
Ponto de Vacinação na praça Central, das 08h às 13h

INTERIOR