Prefeitura de Sento-Sé intensifica ações do Hiperdia

O Hiperdia é um programa da Atenção Primária à Saúde destinado a pacientes hipertensos e diabéticos a fim de realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias.

Pensando na qualidade de vida desses pacientes e no fortalecimento das ações da atenção primária à saúde, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue promovendo momentos de atenção e cuidado para esse público. Nesta quarta-feira (16) as atividades coletivas do Hiperdia foram realizadas na comunidade de Capeado, interior do município.

A ação realizada pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) de Riacho dos Paes, aconteceu na Escola Municipal Sala Avançada Vereador João Miranda e levou para a comunidade serviços como: consultas médicas, consultas de enfermagem, atividade física com acompanhamento de fisioterapeuta e orientações sobre a importância da atividade física no tratamento da hipertensão e da diabetes e ainda um café da manhã para os participantes.

“Convidamos os hipertensos e diabéticos para atualização das receitas, orientações sobre o tratamento e a importância da atividade física. Tivemos uma adesão muito boa dos pacientes a ação”, avaliou a enfermeira e coordenadora da ação, Aline Galindo.

A população de Capeado não só compareceu, mas também aprovou a iniciativa. “Vim mostrar os resultados de exames, e fui surpreendida com essa ação. Achei ótimo, pois facilitou o nosso acesso aos atendimentos, muita gente não pode se deslocar para outro lugar”, disse a dona de casa Marlúcia Gomes da Cruz. A dona de casa Patrícia Pereira dos Santos, também participou da ação e achou positiva a iniciativa. “Vim para uma consulta de rotina e aproveitei todos os atendimentos, pois é difícil se deslocar para UBS, os atendimentos vindo para cá facilita muito”, avaliou Patrícia.

Mais – A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são problemas de saúde pública e são responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE