Prefeitura garante atendimento psicológico a população de Sento-Sé

A Prefeitura de Sento-Sé garante atendimento psicológico a população, de segunda-feira a sexta-feira, mediante marcação; nas Secretarias Municipais de Educação e Saúde; no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); sede do município.

SAÚDE

Na Policlínica, as consultas com a Psicóloga, Ramile Raiane acontecem de terça-feira à quinta-feira, das 08 horas da manhã até 12 horas; e das 14 horas às 17h30min, cada consulta tem duração de 30 minutos (por paciente).

A Psicóloga, Ramile Raiane V. de S. Ribeiro explicou sobre o atendimento, “estou atendendo à sede e interior, sendo que a procura maior está sendo do interior. Esse tipo de serviço vem crescendo e aqui no município a demanda é bem grande. A minha vinda para cá tem possibilitado ajudar a muitas pessoas. Estamos tentando ajudar da melhor forma possível a população”, disse Ribeiro.

Dona de casa, Elziene Marino Santiago, 34 anos, falou da sua experiência, “hoje foi minha primeira vez, minha filha já faz tratamento há mais de um ano. Este tratamento ajudou ela muito, principalmente a perder o medo e alguns traumas. É muito bom ter o tratamento aqui em Sento-Sé e não precisar se deslocar para outros municípios. Outro detalhe a consulta tem horário marcado, a pessoa vem no seu horário e não perde tempo”, disse Santiago.

CAPS

Já a Psicóloga, Quezia Menezes da Paz, desenvolve ações específicas e tarefas cotidianas realizando atendimentos individuais e/ou grupal, no CAPS. “Atuo ainda em situações de crise, em caráter de urgência, atendendo usuárias/os no CAPS, em hospitais ou indo às suas casas. As ações se destinam a acolher pessoas com sofrimento psíquico grave e persistente, estimulando sua integração social e familiar, e promovendo sua reabilitação psicossocial”, afirmou Paz.

NASF

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), conta com a Psicóloga, Geisa Castro. “Faço capacitações, reuniões de equipe, planejamento e execução de ações de educação em saúde, atendimento de casos encaminhados pelas equipes, intervenções comunitárias, apoio no Programa Saúde na Escola – PSE, participação em salas de espera em saúde, apoio em atividades de controle social, planejamento de projetos na Atenção Básica”, disse Castro.

Grupo de Saúde Mental – Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé

CRAS

Ademais, através do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF, as atividades são realizadas por duas Psicólogas: Raiane Mirelle dos Santos Pereira e Silvana Café Ribeiro dos Santos; as consultas acontecem de segunda a sexta, em horário comercial, mediante marcação, no CRAS.

EDUCAÇÃO

A Psicóloga, Fabrine Ribeiro, atende na Secretaria de Educação e periodicamente visita as Escolas da Rede Municipal. “Em geral, o psicólogo no âmbito da educação, colabora para a compreensão, mudança do comportamento de educadores e educandos; no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais. Realiza pesquisa, diagnóstico, intervenção psicopedagógica individual ou em grupo, de forma preventiva ou corretiva”, ressaltou.

“Enfim, a interação e parceria de uma equipe interdisciplinar é essencial para um diagnóstico mais preciso. Tanto no diagnóstico eficaz do Distúrbio de Aprendizagem quanto no direcionamento para a intervenção do mesmo, o que possibilitará aos alunos atuarem de modo efetivo e eficiente na sociedade”, finalizou Ribeiro.