Rede Municipal de Ensino fortalece cultura nordestina com festejos juninos

As escolas que integram a Rede Municipal de Ensino de Sento-Sé vêm vivenciando as festividades juninas, ao longo do mês de junho. Nesta terça-feira (21) foi a vez do Colégio Custódio Sento-Sé fortalecer a cultura nordestina.

O gestor da escola, Reinivaldo Oliveira, explica que as atividades realizadas tiveram como objetivo, valorizar a cultura nordestina e promover um ambiente de interação e descontração entre professores, alunos e equipe gestora. “Cada professor trabalhou a temática em sala de aula, em seguida todas as turmas foram conduzidas ao pátio do colégio para participar de diversas atividades juninas como: desafios de danças típicas, corridas no saco, concurso de caracterização junina, quadrilhas dentre outras. Foi um momento de muita interação e descontração com alunos, professores, equipe gestora e demais funcionários do Colégio”, explica o gestor.

A aluna Mirla Emanuelly, estuda o 9º ano no Colégio e conta que adorou toda a interação promovida pelas atividades. “Além de conhecermos um pouco mais sobre essa importante celebração religiosa e cultural, característica da nossa região, também nos divertimos muito”, relata a aluna.

Para o professor, Alipio Lopes, o resgate da cultura junina nas escolas é algo primordial para formação dos alunos, uma vez que a escola é reflexo da sociedade. “A cultura nordestina e, em especial as festas juninas, têm uma importância enorme da história dos povos de toda essa região, e também da cultura local onde cada comunidade e nossos alunos refletem essa cultura dos tempos de seus pais, de seus avós e de gerações anteriores. A manutenção dessa comemoração no ambiente escolar garante não só a vida cultural do seu povo, mas, traz um ânimo e empolgação poucas vezes vista no rosto de cada criança e adolescente”, destaca o professor.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSE
Fotos: Colégio Municipal Custódio Sento-Sé