Representantes da Prefeitura de Sento-Sé participam da 1ª Oficina Presencial do ConSim em Juazeiro

Durante toda a terça-feira (25), o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, e a Veterinária do município, Vitória Alves, estiveram representando a Prefeitura de Sento-Sé, ao participarem da 1ª Oficina Presencial do Projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Públicos de Municípios (ConSIM).

O evento voltado para gestores (secretários municipais, prefeitos), médicos veterinários, engenheiros agrônomos, responsáveis técnicos e representantes das agroindústrias, aconteceu na sede do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar de Juazeiro (Setaf)  e teve como pauta o desenvolve atividades voltadas para: demonstrar aos participantes a importância da fiscalização de agroindústrias de produtos de origem animal, a importância da regularização e adesão ao SIM e ao SISBI – POA, além de abordar o desenvolvimento rural e segurança alimentar no território do Sertão do São Francisco.

Para a médica veterinária, Vitória Alves, participar de eventos como a oficina representa a busca do conhecimento para desenvolver em Sento-Sé ações com toda a estrutura adequada. “Estamos buscando, através dessas reuniões a adesão do SISBI, que permite a comercialização dos produtos em todo o território nacional, isso proporciona um crescimento econômico muito grande para a agroindústria no município”, explicou a veterinária.

O Secretário Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, destaca o grande potencial de Sento-Sé quando o assunto é produção de produtos de origem animal. “O município tem um grande potencial na produção de ovos, mel, leite e derivados como queijos, iogurtes e doces de leite. Porém encontramos uma grande resistência das agroindústrias em se regularizar, mas estamos trabalhando e buscando conscientizar os produtores para que isso ocorra o mais rápido possível. O foco da gestão da prefeita Ana Passos é buscar o desenvolvimento de políticas públicas que valorizem a agricultura familiar e o seu desenvolvimento de forma ordenada”. Pontuou Sandro Jatobá.

Encontro do SIM
– O secretário Sandro Jatobá destaca ainda que recentemente esteve participando também do Encontro do SIM, que aconteceu em Juazeiro, momento em que Secretários Municipais de Agricultura dos municípios que integram o Território do São Francisco, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, equipes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Cosntesf, CAR e parceiros organizaram estratégias e planos de trabalho, seguindo as orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com vista a adesão ao SISBI.

“Estamos buscando o conhecimento e a organização necessários para a adesão ao SISBI, pois entendemos que quando um serviço de inspeção realiza a adesão ao SISBI, os produtos fiscalizados por essas esferas, passam a ter o direito a serem comercializados em âmbito nacional, resultando em abertura de mercado para os produtores rurais”, assinalou Sandro Jatobá.

Texto: Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca