Secretaria de Meio Ambiente promove palestras no Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo promoveu palestras de conscientização e esclarecimento, na Câmara de Vereadores de Sento-Sé, nesta quarta-feira, 05 de junho.

A plateia contou com apresentação da Engenheira Ambiental, Roberta Arruda, que exibiu a temática – “Gestão de Resíduos Sólidos”. Já o Professor, Geraldo Cabral explicou sobre a “Educação Ambiental” e a Gestora de Meio Ambiente, Mariluza Amaral falou sobre – “Problemas Ambientais no município e Turismo Sustentável”.

Doação de mudas de plantas nativas da caatinga

A estudante do 5° ano, na Escola Municipal Nova Canaã, Amanda Carvalho ficou prestando atenção e fazendo anotações, com isso, completou: “Foi muito importante para o nosso município, gostei muito dessa ideia de fazer essas palestras, a gente consegue aprender cada vez mais com os palestrantes; saber sobre os parques arqueológicos e com certeza aprender a zelar pelo meio ambiente do nosso município. Tudo isso começou a graças a Prefeita, Ana Passos”, disse Amanda.

Ademais, foram doados 500 copos com objetivo de incentivar a diminuição do uso de copos descartável; 150 copos foram para o Hospital e Maternidade Dr Heitor Sento-Sé; e os demais para os participantes da palestra no brinde (copo, caneta, lápis e sementes de plantas).

A Engenheira Ambiental explicou, “é preciso sensibilizar e incentivar as pessoas para promoverem ações que visem controlar a degradação do meio ambiente, tais como a poluição dos rios, seus afluentes e não esquecer do aquecimento global. Além disso, vale lembrar a importância do uso e reuso consciente dos recursos naturais e de novas iniciativas como o descarte correto dos resíduos e da logística reversa”, ponderou Roberta Arruda.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Sandro Jatobá ressaltou, “o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data muito importante para conscientizarmos sobre a relevância e a responsabilidade de cuidarmos do nosso município”.

“Estamos promovendo diversas atividades educativas na sede e no interior desde o início da gestão em 2017. E em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, fizemos palestras nas Escolas da Rede Municipal, até nesta sexta-feira, 06 de junho. Está ação teve como principal objetivo chamar a atenção da nossa população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então muitos ainda consideram serem inesgotáveis”.

“Quero agradecer a nossa Prefeita, Ana Passos pelo incentivo de mais um evento cuidando do meio ambiente, que é também cuidar das pessoas”, finalizou Jatobá.

Estiveram participando da reunião Secretários Municipais, Vereadores, Professores e alunos da Rede Municipal de Ensino.