Secretaria de Saúde de Sento-Sé promove ações de combate à Leishmaniose

A Secretaria Municipal de Saúde de Sento-Sé está promovendo a “Campanha de Prevenção e Controle da Leishmaniose”. Essa ação tem como objetivo reforçar a importância de combater o mosquito transmissor, a doença e ampliar o conhecimento da população.

A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença endêmica no Brasil transmitida pela picada de um mosquito, conhecido como mosquito-palha. Geralmente os sintomas são: febre, emagrecimento, fraqueza, anemia e aumento de baço, dentre outras manifestações.

A leishmaniose visceral trata-se de uma zoonose de alta letalidade, é causada por um protozoário e pode afetar tanto cachorros, como outros animais.

O processo está entre as ações da Secretaria Municipal de Saúde para o controle da doença na cidade. No mês de março, o Bairro João Leopoldo, recebeu os Agentes de Endemias e a Médica Veterinária para realização do procedimento. Nesta semana, mais dois bairros, Elias Alves e Cirano Sento-Sé, foram incluídos no monitoramento.

A Veterinária, Yasmin Guerra falou da importância desta campanha de prevenção e controle, “ação é de grande importância e visa o controle da leishmaniose visceral no município e evitar que moradores sejam contaminados”, afirmou a médica.

Foto: Secretaria de Saúde