Secretaria de Saúde implanta o NASF

A secretaria de saúde, em parceria com a prefeitura municipal de Sento-Sé, nos dias 13, 14 e 22 de fevereiro, designou uma fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicóloga, para a apresentação e implantação do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), nas principais unidades de saúde da cidade e interior do município. O NASF é uma estratégia para ampliar o alcance e a diversidade das ações das equipes saúde da família.

A Coordenadora da Atenção Básica em Saúde no município, Maiara Joane Barreto, destacou a finalidade, ”o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem como objetivo aperfeiçoar as ofertas de saúde, com a resolutividade, abrangência e o alvo das ações com o foco prioritário prevenção e promoção da saúde”, afirmou.

A portaria que cria o NASF existe desde 2008, mas, segundo o Secretário de Saúde, Luiz Rezende, na cidade nunca funcionou “o município já havia sido contemplado com o programa, mas, não atendia as necessidades da população deixando-os insatisfeitos, agora temos a certeza que o acompanhamento da equipe de profissionais qualificados e empenhados irá atender a demanda da nossa população que tanto anseia por saúde de qualidade”, explicou.

O NASF é composto por uma equipe integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam em conjunto com os profissionais das Equipes de Saúde da Família, ou seja, os profissionais atuam na Atenção Básica.

Para a psicóloga do Núcleo, Geisa Braga, o primeiro encontro é essencial   “esse começo marca o pioneirismo de um trabalho em equipe que se propõe a contribuir na consolidação das ações na Atenção Básica de Saúde. Particularmente estou feliz em fazer parte desse trabalho em equipe que supera a lógica ambulatorial se aproximando do território; é muito gratificante”, afirmou.

“O NASF tem a função de aumentar as resoluções das equipes de saúde da família, mediante o apoio matricial. Visando contribuir com a integralidade dos cuidados aos usuários do Sistema Único de Saúde”, ressaltou a fisioterapeuta do NASF, Wiara Pollyana Alves. Outra profissional que elogiou a implantação do NASF e avaliou os encontros com os demais profissionais da saúde foi a fonoaudióloga Aline Menezes “é bastante satisfatória e acreditamos que esse projeto é algo promissor que irá beneficiar toda a comunidade. Acreditamos que tudo que foi apresentado foi compreendido e que poderemos contar com o apoio de todas as pessoas envolvidas”, disse.

Afirmando uma de suas propostas de governo era cuidar da saúde da população de Sento Sé, a prefeita Ana Passos, está colocando em prática, ” esse é só o início, o trabalho vai ser ainda maior para trazer mais recursos para a cidade e melhorando não só a qualidade de vida da população como também o bem-estar”, concluiu.