Seminários Participativos movimentam segundo dia de Jornada Pedagógica em Sento-Sé

Movimentando o segundo dia da Jornada Pedagógica 2023 da Rede Municipal de Ensino de Sento-Sé, nesta quarta-feira (15), foram realizados vários Seminários Participativos.  Com mediação de profissionais renomados aconteceram quatro Seminários, que abordaram eixos ligados ao tema central da Jornada: ‘Dos Saberes Essenciais a uma Educação para além da Escola’.

Salas e auditórios lotados por gestores, coordenadores pedagógicos e professores, todos em busca de conhecimento para enriquecer suas práticas pedagógicas neste novo ano letivo, resumem este segundo dia da Jornada.  Os quatro temas dos Seminários foram: Os complexos temáticos como mobilizadores do processo formativo na perspectiva interdisciplinar, ministrado por Ilma da Silva Cabral; Compreendendo as atividades nucleares: ensino, iniciação à investigação científica, fortalecimento da relação escola e comunidade no currículo escolar, conduzido por Ivânia Paula Freitas de Souza Sena; Desatando os nós da avaliação na aprendizagem, com José Aurimar dos Santos Angelim e Metodologias participativas na educação escolar que teve como palestrante Daniela de Moraes Moura.

De acordo com Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, todos os temas debatidos hoje abordaram o detalhamento do Documento Referencial Municipal Curricular. “Sento-Sé está inovando ao trazer com clareza o fato de que a escola e o ensino precisam estar articulados com a pesquisa e a investigação científica sem perder de vista o vínculo com a comunidade, que é o que dá sentido e diferença ao trabalho da escola. Esse documento vai orientar o planejamento dos professores” destacou a palestrante ressaltando a magnitude do trabalho que a Rede Municipal de Educação vem realizando em Sento-Sé. “A prefeita Ana Passos tem entendido e investido nesse trabalho que é diferenciado e traz um currículo vivo, comprometido socialmente, fazendo a diferença na educação desenvolvida em Sento-Sé”, afirmou Ivânia Paula Freitas de Souza Sena.

Para a vice diretora do Colégio Municipal Custódio Sento-Sé, Daniane Rocha, a Jornada Pedagógica é um momento para reacender o conhecimento, “nossas práticas, revermos nossa atuação e buscarmos melhorar o encaminhar dos nossos alunos e todas nossas atividades cotidianas”, assinalou Daniane Rocha. Já a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Núcleo Professor Nilton Braga Queiroz, Simone Parente, acredita que este é um momento muito importante. “Onde trocamos informações, conhecimento, conhecemos novas realidades, que podem ser adaptadas a da escola que trabalhamos e assim melhorar o aprendizado dos nossos alunos”, disse Simone Parente.

Para o Secretário Municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, a retomada da Jornada Pedagógica no formato presencial foi um desafio e um grande sucesso. “Chegamos ao segundo dia do evento com o sentimento de dever cumprido, nesses dois dias movimentamos todos os profissionais e servidores da Rede Municipal de Ensino de Sento-Sé trabalhando em prol do planejamento de ações para o ano letivo. refletimos, dialogamos e com certeza saímos do evento prontos para tomar as melhores decisões quanto às práticas pedagógicas exercitadas no cotidiano escolar”, assinalou Jeorge Ribeiro que fez questão de ressaltar que “levar a Rede Municipal de Ensino a patamares de referência na região, sem dúvida, tem sido um dos pilares que sustentam o compromisso assumido pela gestão da prefeita Ana Passos onde permeiam ações que apontam o compromisso pela educação transformando qualitativamente o ensino no município”. Finalizou Jeorge Ribeiro.

Até a próxima sexta-feira (17) a Jornada Pedagógica segue acontecendo nas unidades escolares do município, onde os profissionais em educação seguem colocando em prática o aprendizado desses dois primeiros dias de Jornada e planejam as ações norteadoras do ano letivo.

Texto: Gardennia Garibalde – ASCOM/PMSSE
Fotos: Leonardo Costa