Sento-Sé adere a campanha que incentiva os jovens de 16 e 17 anos a tirar o Título de Eleitor

Com o objetivo de incentivar os jovens entre 16 e 17 anos a tirar o título de eleitor e exercer o seu direito à cidadania, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) realiza a divulgação em redes sociais para retirada do título de eleitor também dos adolescentes.

A campanha já está em andamento e pretende através de visitas às escolas e divulgações nas redes sociais com palavras de incentivo e orientações, despertar, no jovem que completa 16 anos até o dia 02 de outubro, uma consciência cidadã, além de ter o direito de desfrutar deste direito constitucional e participar da vida política do país nos jovens. “Votar é um ato de cidadania. E estimular o exercício da cidadania é uma das missões da gestão municipal. Por isso, o primeiro voto é o momento no qual jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia. É também um importante primeiro passo para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade, então estamos nos mobilizando para informar, conscientizar e incentivar o público jovem a exercer esse direito que também é um dever”, explica a Mobilizadora do NUCA em Sento-Sé, Giselda Carvalho.

Ainda de acordo com Giselda Carvalho o artigo 14 da Constituição Federa diz que o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. “Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral. É necessário, contudo, ficar atento ao prazo para tirar o documento que vai até dia 4 de maio de 2022”, acrescenta Giselda.

Veja como tirar o Título de Eleitor: Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento , selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral. Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

Se preferirem os cidadãos podem comparecer ao cartório eleitoral, que durante este sábado e domingo, dias 30/04 e 1º/05, estará realizando plantão eleitoral com atendimento presencial das 8h às 18h.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSÉ