Sento-Sé “Capital Mundial do Bioma Caatinga”

Sento-Sé entra pela primeira vez para o Mapa do Turismo brasileiro, essa mudança ocorreu após a Prefeitura criar um sistema para o Turismo no município. Além disso, por ter a maior quantidade da fauna e da flora intacta, Sento-Sé é considerada a “Capital Mundial do Bioma Caatinga”.

Esta mudança de categoria possibilita elaboração de políticas públicas e repasse de verbas federais para investir no turismo do município.

Estudos e projetos poderão ser realizados com a certeza de que haverá recursos para os investimentos no município. O turismo gera renda e emprego em várias áreas de atuação, como eventos culturais, artísticos, esportivos. O município é rico em áreas para o turismo ecológico, no Brasil é o mais procurado e investido.

Izamar Reis, foi o Secretário de Meio Ambiente em 2017 falou da importância desta ascensão de categoria do município para o Mapa do Turismo Brasileiro, “o município tem um potencial turístico imenso não poderia deixar de lutar para entrar no mapa do turismo e pleitear a mudança de categoria, com muito esforço da gestão Ana Passos em apoiar, o resultado acabou vindo. Com isso vamos trabalhar políticas para explorar o turismo de base comunitária para que as pessoas possam receber o turista nas comunidades e gerar renda”, disse.

“A participação de Sento-Sé em todas as oficinas proposta pela Câmara de Turismo do Vale São Francisco em 2017, possibilitou o município a habilitar a sua entrada no mapa do turismo”, finalizou Reis.

A gestora, Ana Passos falou desta atração para Sento-Sé, “estou muito feliz com mais essa conquista na nossa administração. Todos os esforços serão feitos para que o município possa atender os visitantes e fortalecer a economia gerando renda para sua população”, afirmou Ana.

One thought on “Sento-Sé “Capital Mundial do Bioma Caatinga”

1. Boa tarde!
    Não esquecendo que todo esse potencial pode ser negociado por interesses divididos em troca de benefícios próprios, todos nós sabermos que não precisamos de construções de Torres aeolicas onde em troca submete tudo isso aí, mais os governantes para satisfazer as estrangeiras empresas os acolhe, outra são as chamadas retiradas de lenhas “Suprecivas ” que é outra desgraça, acabam levando tudo num total desrespeito pois levam a estaca , a madeira proibida de corte como o umburuçú, angicos , pau ferro, aroeira, brauna, e outras espécies, pois a SETUMA não dispõe homens para fiscalizar nem tem corpo técnico pessoas o suficiente para estar em em campo fiscalizando autuando infratores da leis ambientais e quando isso é para ocorrer se é um comissionado e remanejado do cargo pois não podem punir infrator “Isso é fato” fui secretário e passei por tudo isso tendo que ser imparcial para não constrangir desobedecer a autarquia.
    Outra ameaça:
    Todo ato infracional quando detectado e para que seja determinado ressarcimento do dano tem que ter o acompanhamento de um perito ambiental designado pela a autoridade judicial Juiz, sabendo se que, o ministério público é o primeiro a receber o intimato pelo setor ambiental para dirimir as apurações e daí executar as leis sobre a infração cometida que vai de 500,00 a milhões dependendo o crime ambiental.
    Esperamos que a Prefeita com seus subordinados não sejam bonzinhos nem recebam nada em troca por receberem empreendimentos que suprime devastam nosso bioma que todos sabem que é de fato 65% intacto perfeito e que puna dentro da lei aqueles aflingente sem peninha sem dó.

José Iran da Silva
    CBHSF
    Ex secretário de Meio Ambiente da SEPTUMA-PMSSĖ- BA.