Agentes Comunitários de Saúde de Sento-Sé recebem novas ferramentas de trabalho

A Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (02), nas localidades de Piri, Piçarrão e Riacho dos Paes, a entrega aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município, de 90 novas balanças portáteis para uso adulto e 90 novas balanças com suporte para uso pediátrico, ferramentas de trabalho essenciais, para o desempenho eficaz das atividades, desses profissionais que são a porta de entrada do SUS para as famílias.

Durante a entrega das balanças, que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) de cada localidade, o secretário de Saúde, Samuel Bispo, conversou com os profissionais e falou sobre a importância do trabalho realizado por eles, bem como sobre a aquisição das ferramentas de trabalho que estavam sendo entregues. “Esses equipamentos que entregamos hoje a vocês, não são só objetos, balanças, são instrumentos de trabalho que podem dar dignidade a vida de muitos sentoseenses. Temos a certeza de que com esses equipamentos vocês poderão realizar atendimentos com mais qualidade a população do nosso município, em especial às famílias cadastradas no Programa Bolsa família. A determinação da nossa prefeita, Ana Passos, que não mediu esforços para a aquisição das balanças, é de que continuemos trabalhando para buscar mais melhorias para que o trabalho de vocês, que é a base da saúde, seja realizado com ainda mais profissionalismo”, enfatizou o secretário de saúde.

Joice dos Reis é ACS há 22 anos, e atende famílias do distrito de Piçarrão, que estão em áreas de difícil acesso, ela falou do sentimento de gratidão dos ACS’s em receberem os equipamentos. “Ter esse material à nossa disposição é essencial, principalmente para os ACS’s que como eu atendem na zona rural, onde há comunidades de difícil acesso. Em nome da categoria, agradeço à gestão por ter essa visão e sensibilidade com o profissional Agente Comunitário de Saúde”, destacou. Para Eliete de Oliveira, ACS há 23 anos no distrito de Piri, receber novas balanças é motivo de felicidade, uma vez que toda a equipe vai desempenhar suas funções com mais eficácia. “Sem a balança não temos como acompanhar o desenvolvimento, principalmente das crianças, vai melhorar muito nosso trabalho”, destacou.

Já a ACS Marileide Sá, que atende as famílias da comunidade de Quixaba, declarou a importância dos equipamentos para o acompanhamento eficaz da saúde das famílias e prevenção dos problemas de saúde. “É através desses equipamentos que acompanhamos o desenvolvimento, e qualquer alteração nesse desenvolvimento pode sinalizar uma série de problemas, então estamos felizes em receber esse equipamento que vai nos ajudar a realizar um trabalho ainda mais eficaz de prevenção”, declarou Marileide.

Todos os 90 ACS’s de Sento-Sé receberão os novos equipamentos. Nesta sexta-feira (03) será a vez dos profissionais da sede do município receberem seus novos instrumentos de trabalho.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Leonardo Rodrigues