Catadores de recicláveis de Sento-Sé recebem EPI’s doados pela Prefeitura e parceiros

Como forma de valorizar e reconhecer o catador de materiais recicláveis como um profissional essencial para proteção e cuidado com o meio ambiente, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com a Empresa Vale Norte e o Serviço de água e Esgoto (Saae Sento-Sé), realizou nesta quarta-feira (14) a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os catadores de materiais recicláveis que trabalham no lixão do município. Cada um deles recebeu um par de botas, camisa, calça, chapéu árabe com proteção solar, luvas e máscara.

“São materiais importantes e que precisam ser usados constantemente para proteção deles e de seus familiares. A gestão da prefeita Ana Passos tem um olhar diferenciado para a valorização dos trabalhadores l, é parceria e está auxiliando esses profissionais na instituição de uma associação e dando todo o suporte necessário para que desenvolvam seus trabalhos de forma organizada e com toda a proteção necessária”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, que acompanhada do representante da Vale Norte, Iuri Souza e da engenheira agrônoma e consultora, Elayne Borges, realizou a entrega dos equipamentos.

“Essa é a primeira vez que eu recebo um kit como este. Estamos todos muito agradecidos por tudo que a Prefeitura tem feito por todos nós”, comemorou Manoel Silvino Santos, que trabalha como catador há 17 anos.

Orlando Martins está na função há mais de 10 anos e também aprovou a entrega dos kits. “É muito útil sim. A gente fica mais seguro de trabalhar com esses equipamentos. Trabalhei nessa função por mais de 9 anos em Brasília, vim para Sento-Sé e já estou trabalhando como catador aqui há cerca de 4 anos e criei um gosto pelo trabalho aqui que não tinha lá em Brasília, pois estou participando da construção da Associação, o que deixa muito feliz”, afirmou Orlando.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Alex Antines