Educação Patrimonial e Turismo foram pautas de oficina em Sento-Sé

Representantes dos diversos segmentos envolvidos no desenvolvimento da Educação Patrimonial de Sento-Sé estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (22), no Plenário da Câmara de vereadores, participando da Oficina Inventário Participativo: educação patrimonial e participação social. A ação desenvolvida pela Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com o Instituto Cobra Azul de Arqueologia e Patrimônio (ICA), a Engie Brasil, e a Associação de Moradores de Brejo da Brásida (AMBB), tem como objetivo capacitar os sentoseenses para a preservação do patrimônio material e imaterial do município.

Conduzida pela gerente municipal de Turismo, Mariluze Amaral, a oficina abordou tópicos como: Equipe técnica para a sistematização do inventário participativo, a importância da educação no processo, levantamento da cultura das comunidades para a construção do inventário participativo, elaboração de cartilhas, formação e qualificação dos fiscais de meio ambiente, de patrimônio e cultura, formação contínua dos membros dos conselhos municipais, entre outros.

“A educação patrimonial integra uma série de estratégias que norteiam as propostas do Programa Regional de Turismo, onde os projetos integrados farão parte do fortalecimento das ações que estão norteadas na metodologia do inventário a ser feito para desenvolvimento do município”, explica Mariluze Amaral.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Glaucio George Lima participou da oficina e avaliou como positiva. “É uma satisfação ver o interesse da gestão municipal e toda sociedade civil organizada trabalhando em prol do desenvolvimento do turismo na nossa cidade, levando em consideração a preservação do nosso patrimônio cultural. Com certeza com a união de todos vamos dar andamento na educação patrimonial e mostrar para o mundo o potencial existente em Sento-Sé”, avaliou Lima.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, destaca que essa é mais uma ação desenvolvida pela gestão municipal para instituir o levantamento, diagnóstico e mapeamento do Patrimônio arqueológico e histórico de Sento-Sé. “Estamos focados no desenvolvimento de ações de proteção, conservação e visitação do nosso município, vamos levantar todo o potencial para em seguida nos organizarmos e iniciarmos as ações. Hoje Sento-Sé já está inserida no Mapa Nacional do Turismo Brasileiro, e agora é trabalhar mais ainda para construirmos uma política pública que assegure a educação patrimonial integrada ao turismo”, destaca Tereza Rodrigues.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo