Culminância do Projeto Resgate e Memória da Diversidade Cultural do Nosso Povo movimenta Escola Municipal Nova Canaã

A Escola Municipal Nova Canaã realizou nesta quarta-feira (22) a culminância do Projeto Resgate e Memória da Diversidade Cultural do Nosso Povo. A iniciativa representa o encerramento das atividades complementares do 1º semestre do ano letivo de 2022.

De acordo com a gestora da Escola Municipal Nova Canaã, Leia Santos, esse ano teve alguns sábados trabalhados e as escolas poderiam trabalhar com atividades extraclasses, realizando um projeto pedagógico. “Então resolvemos desenvolver esse projeto com o tema Resgate e Memória da Diversidade Cultural do Nosso Povo, onde cada turma trabalhou uma atividade ou brincadeiras que faz parte da cultura do nosso povo. O objetivo é resgatar aspectos da cultura brasileira, de forma diversificada, integrando toda comunidade escolar”, afirma a gestora da escola.

Muitas brincadeiras, cantigas de roda, parlenda, quadrilha junina, Terno do Sol e outras atividades, foram apresentadas pelos alunos durante a culminância do projeto, sempre acompanhadas do histórico cultural de cada atividade.

Nadson Carvalho é aluno do 5º Ano B e durante a culminância do projeto apresentou o Brasil e seus muitos sabores, ele conta que teve o auxilio da família para preparar os pratos típicos do país. “Aprendemos a produzir, vender e divulgar. Foi tudo positivo, pois aprendemos muito”. Já Ivanny Lima, é mãe de um aluno da escola e ajudou seu filho na preparação da sua apresentação, que teve como tema o ‘Resgate da Cultura com brinquedos e brincadeiras’. “Temos que parabenizar a todos os envolvidos pelo belo trabalho, hoje podemos ver aqui um grande resgate da nossa cultura, brincadeiras, manifestações culturais, a culinária, e muitos outros tópicos que nossos filhos nem sabiam que existiam, e hoje passam a conhecer”, declarou Ivanny.

“Foi um evento muito lindo, houve uma grande participação dos pais que acompanharam os filhos, ajudaram na organização das apresentações e capricharam no figurino dos filhos. O que nos encheu de alegria foi a empolgação dos alunos ao participarem. Teve um aluno que horas antes a mãe mandou mensagem dizendo que o filho não estava se sentido bem, que estava indo para o hospital, mas ele queria participar do evento e acabou conseguindo ir e participa”. Finalizou a gestora da escola.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Escola Municipal Nova Canaã