Gerência Municipal de Cultura convida os agentes culturais para realizarem inscrição

Nesta terça-feira, 30 de junho, a Gerência Municipal de Cultura convidou os agentes, grupos, cooperativas, escritores, artesãos, produtores de eventos, instituições e organizações comunitárias culturais para realizarem a inscrição cultural, no site: https://forms.gle/jLRAP17y8PJgS1yx9.
Ainda, à ação tem como objetivo mapear a cultura do município, possibilitando a implantação de políticas públicas. As informações colhidas no cadastro serão analisadas conforme os critérios estabelecidos na Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), instituída pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Além disso, o cadastro é um dos requisitos para o acesso a Lei de Emergência Cultural, aprovada no Senado Federal, dia 4 de junho de 2020. A aplicação dos recursos por estados e municípios deve ocorrer ainda em 2020. A lei vai atender aos trabalhadores do setor cultural durante a pandemia de Coronavírus (Covid-19).

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Gerência Municipal de Cultura, Ana Paula Almeida o cadastro é de suma importância, “possibilitará um mapeamento artístico cultural, conhecendo e apresentando os fazedores da cultura. O cadastro serve para sabermos quem são estas pessoas, o que fazem e onde estão. A partir disso, podemos promover as políticas públicas com mais agilidade”, afirmou Ana Paula.

Portanto, para se cadastrar é muito simples, basta informar os dados pessoais e comprovar a arte desenvolvida, por meio de currículo ou portfólio, anexando na inscrição. Lembrando que prazo final é dia 12 de julho de 2020, às 23:59.

Imagem: Leonardo Costa