Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos de Sento-Sé participam de Encontro de Formação Continuada

Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e técnicos da rede municipal de ensino Anos Finais de Sento-Sé participaram no início desse mês do I Encontro Formativo Presencial 2022 do Território do Sertão do São Francisco.  O Encontro aconteceu no Grande Hotel de Juazeiro e integra a agenda de ações do Plano de Formação Continuada Territorial, realizado de forma colaborativa entre os entes municipal (Prefeitura de Sento Sé) e estadual (Governo da Bahia), por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – Instituto Anísio Teixeira (IAT).

O evento teve como objetivo a abordagem de temáticas e metodologias voltadas para o fortalecimento das aprendizagens nas áreas de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza. “O investimento da gestão municipal para que sua equipe técnica participe de ações como essa é um exemplo claro do compromisso com a melhoria da qualidade da educação. Um evento como esse é palco para a socialização de experiências entre profissionais que fazem a educação no estado nas esferas municipal e estadual, fato que amplia e enriquece o aprendizado gerando experiências que vão impactar diretamente do aprendizado dos estudantes”, explicou Jeorge Ribeiro, titular da pasta de Educação no município.

“A formação nos permite refletir sobre nossa prática diária e nos ajuda a organizar nossa rotina. Não somente a rotina do coordenador e diretor, como também o plano anual das ações da escola. Sem falar dos textos de diversos autores que a cada encontro os formadores nos trazem para que possamos pensar sobre o trabalho na escola e como podemos desempenhar com mais efetividade o nosso papel, nos ajuda também a trabalhar com nossos professores momentos de formação que são de grande importância para o melhor desempenho dos nossos docentes”, disse Odinilce Correia, coordenadora pedagógica Escola Núcleo V – Vereador Luis Antonio dos Reis, localizada na comunidade de Piri, zona rural de Sento-Sé.

Para Reinivaldo Oliveira, gestor do Colégio Municipal Custódio Sento-Sé, é gratificante participar da formação continuada que traz a participação de profissionais de outras cidades. “Fomos bem recepcionados, num local excelente e de alto nível, transporte, hospedagem e alimentação custeados pela gestão municipal. É uma oportunidade ímpar para dialogarmos acerca das questões educacionais nas diferentes realidades”, destacou o gestor acrescentando a importância “das orientações dos formadores do Instituto Anísio Teixeira, que estão capacitados para dialogar e refletir acerca dos anseios educacionais. Só posso parabenizar à prefeita Ana Passos por se sensibilizar na valorização desses profissionais de educação para a construção de novos olhares para educação, investindo sem reservas na qualificação e bem estar dos gestores e coordenadores do município de Sento-Sé”. Finalizou Oliveira.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria Municipal de Educação